» Home
Online User Guide
Medical Services
Useful Information
SNS 24 - Centro de Contacto - 808 24 24 24

 

  • CIRURGIA DO CHUCB APOSTA EM FORMAÇÃO NA ÁREA DAS TECNOLOGIAS MINIMAMENTE INVASIVAS

    O serviço de Cirurgia Geral do CHUCB realizou no dia 26 de fevereiro|2019, em parceria com a Olympus e a Applied Medical uma ação de formação em cirurgia minimamente invasiva para tratamento de patologia do cólon e recto.

     

    Este evento teve como formador convidado, o Professor Dr. Ramón Cantero, médico especialista em Cirurgia Geral no Hospital Universitário de La Paz em Madrid, reconhecido impulsionador de diversas técnicas inovadoras na área da coloproctologia, sendo mesmo, considerado em Espanha, como o médico mais experiente na área da cirurgia minimamente invasiva endoscópica transanal.

     

    Sob a sua direção foram realizadas duas cirurgias, uma por via transanal para remoção de uma lesão do recto e outra por via laparoscópica, para tratamento de neoplasia maligna do cólon transverso. Estes procedimentos, com recurso a tecnologias minimamente invasivas, permitem aos doentes uma recuperação com menos dor, um período de internamento mais curto e um retorno à atividade diária mais precoce.

     

    Estiveram presentes na assistência e participaram na discussão dos casos clínicos, afectos às duas cirurgias realizadas, o corpo clínico do serviço de Cirurgia Geral e Internos de formação geral e específica do CHUCB, bem como alunos de Medicina da FCS-UBI e ainda cirurgiões da ULS de Castelo Branco.

     

    Desta forma, o serviço de Cirurgia Geral do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira pretende continuar a apostar num processo formativo de qualidade, que permita oferecer à população cuidados de saúde de excelência. 

  • DGS, RECONHECE, PIONEIRISMO, SERVIÇO, NUTRIÇÃO, ATIVIDADE, FÍSICA

    Percursor na área da atividade física promovida em ambiente hospitalar, o Serviço de Nutrição e Atividade Física (SNAF) do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), liderado pelo médico José Luís Themudo Barata é há mais de 15 anos, um caso de sucesso, único e inédito no país, pela forma como este serviço encara a prescrição da atividade física como parte integral do processo terapêutico.

    Em reconhecimento pelo pioneirismo deste serviço do CHUCB, e no âmbito da realização de uma Sessão de Apresentação do Relatório Anual (2018) do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física (PNPAF), a acontecer já no próximo dia 24 de janeiro 2019, nos Paços do Concelho de Lisboa, a Direção Geral de Saúde (DGS) irá proceder ao lançamento oficial do referido serviço enquanto Projeto-Piloto para a promoção da atividade física no Serviço Nacional de Saúde. Para a DGS a inovação e boas práticas apresentadas pelo SNAF do CHUCB é tal, que através do PNPAF propõe-se lançar mais projetos-piloto como este, dispersos por outras unidades de saúde do país, mas usando este como referência nacional.

    Recorde-se que o Diretor do SNAF do CHUCB e docente Universitário com doutoramento em "Atividade Física na Obesidade" e especialização em Medicina Interna e Medicina Desportiva, professa há vários anos nas suas consultas e nos vários programas de educação para a saúde que implementa, dos quais se destaca o reconhecido Programa “Peso Saudável” a chamada "medicina do estilo de vida", na qual salienta a importância do exercício físico na prevenção e controlo da doença, e segundo o qual “Não basta ter uma consulta, para mudar hábitos alimentares, é preciso pôr as pessoas a praticar atividade física.”

    Themudo Barata é também elemento integrante da equipa vencedora do Prémio Ernesto Roma 2014-2015, galardão atribuído ao “Programa Diabetes em Movimento”, pela Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal e destinado a incentivar a investigação em todos os campos da diabetologia. O Programa Diabetes em Movimento é um programa de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2, de índole e intervenção comunitária, desenvolvido e testado na cidade da Covilhã, numa parceria entre o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, a Universidade da Beira Interior, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Câmara Municipal da Covilhã. 

  • ACADEMIC MEDICAL CENTRE ACCREDITED BY JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira
    Press FAQ's Intranet Privacy Policy Terms of use Site Map