Guia Online do Utente
Serviços Médicos
Informações Úteis
SNS 24 - Centro de Contacto - 808 24 24 24
PROJETO ORIENTADO POR FARMACÊUTICO DO CHUCB VENCE PRÉMIO ANGELINI UNIVERSITY AWARD, 2018-2019
PROJETO ORIENTADO POR FARMACÊUTICO DO CHUCB VENCE PRÉMIO ANGELINI UNIVERSITY AWARD, 2018-2019

2019-10-28

No seguimento do concurso promovido pela Angelini Farmacêutica, sob o mote “Hospital 2.0 – o hospital é em minha casa: projetos facilitadores de hospitalização no domicílio”, o projeto orientado pelo Prof. Doutor Manuel Morgado, farmacêutico do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) e docente da Universidade da Beira Interior (UBI), intitulado “Sistemas digitais de apoio à toma da medicação para utilização em doentes em regime de hospitalização domiciliária” foi o grande vencedor da 10º edição do prémio “Angelini University Award! 2018/2019”.

O projeto desenvolvido no âmbito da tese de mestrado de Adriana Machado (aluna de Ciências Farmacêuticas da FCS, UBI) sob a orientação do Prof. Doutor Manuel Morgado (Docente da FCS, UBI e Farmacêutico do CHUCB) e ainda do Project Advisor, Hugo Ferreira (Engº Físico, Universidade de Lisboa) consiste no desenvolvimento de dois sistemas digitais de monitorização da terapêutica medicamentosa oral que permitem aumentar a eficiência e a segurança da terapêutica domiciliária.

Como já referido, com este trabalho vencedor pretendem-se implementar dois sistemas digitais de apoio à toma da medicação para utilização em regime de hospitalização domiciliária, tendo em vista melhorar a efetividade, a eficiência e a segurança da terapêutica medicamentosa oral e a qualidade dos registos, no processo clínico do doente.

De forma a minimizar os erros de medicação e a falta de adesão à terapêutica estes sistemas digitais portáteis, inovadores para a gestão da medicação no domicílio oferecem ferramentas eficazes: emitem lembretes para a toma da medicação no horário adequado e também um sinal no preciso momento da sua administração, que é registado em tempo real num sistema informático ao qual o doente e os profissionais de saúde podem ter acesso por rede móvel.

A cerimónia de entrega de prémios do “Angelini University Award! 2018/2019 decorreu no dia 17 de outubro de 2019, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Nesta 10.ª edição, o “Angelini University Award!” contou com 204 candidatos espalhados por 35 universidades e politécnicos de Portugal, tendo sido candidatados 48 projetos.
Com esta distinção a aluna vencedora recebe um prémio no valor de 5.000 euros, sendo que ao docente que acompanhou a realização do trabalho foi atribuída uma bolsa de investigação no valor de 2.000 euros e ao project advisor 1.000 euros.

O AUA é um concurso promovido pela Angelini Farmacêutica direcionado aos alunos do ensino superior em Portugal. A decorrer anualmente desde 2010, esta é já a segunda vez que candidatos provenientes da Universidade da Beira Interior obtêm o 1º prémio.

  


Notícias do CHCB
Procura
De a
CENTRO MÉDICO ACADÉMICO ACREDITADO PELA JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira