Guia Online do Utente
Serviços Médicos
Informações Úteis
SNS 24 - Centro de Contacto - 808 24 24 24
BASTONÁRIA DA ORDEM DOS NUTRICIONISTAS DESTACA BOAS PRÁTICAS DO CHUCB EM VISITA DE TRABALHO
BASTONÁRIA DA ORDEM DOS NUTRICIONISTAS DESTACA BOAS PRÁTICAS DO CHUCB EM VISITA DE TRABALHO

2018-09-23

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) recebeu esta quarta-feira, dia 12 de setembro de 2018, a visita de Alexandra Bento, Bastonária da Ordem dos Nutricionistas.

Acompanhada de uma comitiva composta por vários elementos da Ordem, e por Ilídia Duarte, Médica de Saúde Pública e Coordenadora do Programa Regional para a Promoção da Alimentação Saudável da ARS Centro, o staff reuniu com o Conselho de Administração e nutricionistas do Serviço de Nutrição e Atividade Física deste Centro Hospitalar, com o propósito de conhecer o contexto, dinâmicas e condições de trabalho dos profissionais que aqui desenvolvem a sua atividade.

À margem deste encontro, Alexandra Bento assumiu convictamente a satisfação sentida pela forma como foi recebida e acompanhada no CHUCB. “Sinto-me agradada pela forma como fui recebida com a minha comitiva pelo Conselho de Administração e seus profissionais e pela forma clara com que nos deram conta do trabalho desenvolvido no hospital na área da nutrição".

Também Ilídia Duarte, destacou o imenso agrado com que visitou o CHUCB “tendo constatado a existência de um entusiamo e uma grande dedicação por parte dos profissionais alocados ao Serviço de Nutrição e Atividade Física” desta unidade de saúde. Ainda segundo a mesma “por tudo o que nos foi dado a conhecer sobre a atividade do CHUCB, parabenizo o seu Conselho de Administração e restantes profissionais”.

Nesta visita oficial, para além da reunião de trabalho com a Administração do CHUCB, Alexandra Bento conheceu as instalações da cozinha e do refeitório do Hospital Pêro da Covilhã, onde teve oportunidade de perceber o cuidado e rigor, que os profissionais têm, para garantir a qualidade e diversidade das refeições servidas. Para finalizar a visita, a Bastonária teve ainda oportunidade de conhecer o Serviço de Nutrição e Atividade Física, ao mesmo tempo que lhe foi dado a conhecer o trabalho realizado pelos vários profissionais de saúde deste serviço.

Para Alexandra Bento é muito importante identificar as melhores práticas na área da alimentação e nutrição, e tal só é possível conhecendo a fundo os serviços que integram nutricionistas, e avaliando as suas práticas de trabalho, pois trata-se esta de uma área de atividade com impacto real e decisivo na saúde das pessoas. Neste sentido, a Bastonária acrescentou: “Fiquei muito agradada por ter percebido que a todos os utentes do CHUCB é realizado um rastreio nutricional, e que em caso de serem detectadas situações de risco, estes são devidamente referenciados e acompanhados”.

Esta passagem pelo Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, enquadra-se num Ciclo de Visitas que a Bastonária da Ordem dos Nutricionistas está a realizar desde o passado mês de abril pelas sete NUTs (Alentejo, Algarve, Centro, Lisboa, Norte e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira), com o objetivo de conhecer a realidade profissional em que se inserem os nutricionistas, identificando os desafios e as dificuldades, com o fim de estabelecer propostas concretas e ajustadas a cada realidade do País.


Notícias do CHCB
Procura
De a
CENTRO MÉDICO ACADÉMICO ACREDITADO PELA JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira