Guia Online do Utente
Serviços Médicos
Informações Úteis
SNS 24 - Centro de Contacto - 808 24 24 24
VMER DO CHCB RECEBE COMPRESSOR CARDÍACO OFERECIDO PELO INEM E FUNDAÇÃO EDP
VMER DO CHCB RECEBE COMPRESSOR CARDÍACO OFERECIDO PELO INEM E FUNDAÇÃO EDP

2018-07-20

Para melhorar a assistência médica a doentes que sofram paragem cardiorrespiratória em ambiente pré-hospitalar, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Fundação EDP entregaram esta segunda-feira (16 de julho) 37 compressores cardíacos externos, para equipar as Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) de várias unidades de saúde do país e ainda alguns Helicópteros de Emergência Médica.

Na cerimónia de entrega dos equipamentos, evento que decorreu no Museu da Electricidade em Lisboa e foi presidido pela Secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos, o Centro Hospitalar Cova da Beira esteve representado pelo Director Clínico Adjunto, Carlos Gomes, que à chegada à Covilhã fez questão de entregar em mãos, o novo dispositivo médico para suporte avançado de vida, a elementos da VMER afecta a esta unidade de saúde.

De acordo com o INEM o investimento realizado “foi de 374.092,20€, financiado em 75% pela Fundação EDP, na sequência de um projeto apresentado pelo Instituto ao Programa EDP Solidária – Saúde 2017 que foi selecionado como um dos vencedores pela sua relevância médica e social. Os compressores cardíacos externos permitem aplicar de forma automática, contínua e segura, compressões torácicas a doentes em paragem cardiorrespiratória, no local da ocorrência e durante o transporte até às unidades hospitalares. A sua utilização possibilita a realização de compressões torácicas mais eficazes, evitando a fadiga, inconsistências e pausas normalmente associadas às compressões torácicas quando realizadas manualmente, ao mesmo tempo, que liberta os profissionais de saúde para a realização de intervenções diferenciadas necessárias nestes doentes”.

Este sistema de compressão torácica, de nome LUCAS, é portátil, automático e cumpre todas as recomendações da American Heart Association e do Concelho Europeu de Ressuscitação.


Notícias do CHCB
Procura
De a
CENTRO MÉDICO ACADÉMICO ACREDITADO PELA JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira