Guia Online do Utente
Serviços Médicos
Informações Úteis
SNS 24 - Centro de Contacto - 808 24 24 24
CHCB VAI TER NOVO MODELO DE ATENDIMENTO PARA A CONSULTA EXTERNA E SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS INOVADORAS DE APOIO À GESTÃO E À COMUNICAÇÃO
CHCB VAI TER NOVO MODELO DE ATENDIMENTO PARA A CONSULTA EXTERNA E SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS INOVADORAS DE APOIO À GESTÃO E À COMUNICAÇÃO

2018-04-22

Com o objetivo de melhor adequar a resposta assistencial às reais necessidades dos utentes, quer pela via da simplificação de processos internos, quer através da implementação de novos modelos e instrumentos organizacionais, o Centro Hospitalar Cova da Beira tem em avançado estado de execução um Projeto de Investimento, que implica obras, reestruturação de espaços, simplificação de procedimentos e aquisição de soluções tecnológicas, designado "MESI - Modernização, Eficiência, Simplificação e Inovação", decorrente da aprovação de mais uma candidatura ao Programa Portugal 2020.

Obter ganhos em eficiência e qualidade é o principal objetivo deste projeto, que pese embora abranja várias áreas das unidades hospitalares da Covilhã e do Fundão, está especialmente focado na reestruturação do modelo de atendimento, até à data existente nos serviços da consulta externa, para um novo modelo, do tipo “balcão único”, no qual o utente conseguirá no mesmo local e de uma só vez tratar os vários assuntos que o trazem ao hospital.

Este modelo assente numa solução de visão integrada do utente, promete oferecer uma experiência centralizada ao nível do atendimento, muito mais gratificante, cómoda e rápida para todos. Acresce a esta, ainda o desenvolvimento de uma Aplicação Móvel (APP), por parte do CHCB, através da qual o utente, poderá acompanhar de modo acessível, gratuito e em qualquer lugar, a sua agenda de consultas e exames, consultar faturas, receber notificações e disfrutar de muitas outras funcionalidades.

Além das melhorias referenciadas ao nível das consultas externas, este projeto permitirá também a aquisição de um Sistema de indicadores de gestão (business intelligence) avançado, resultado da implementação de uma solução tecnológica que possibilitará aos responsáveis pela gestão, uma monitorização constante e a análise eficiente e em tempo oportuno de toda a atividade hospitalar; e ainda a adopção de um Sistema de Gestão de Escalas e Equipas mais eficiente e eficaz ao nível da organização dos horários e das próprias equipas de trabalho.

O projeto que consiste na implementação de soluções inovadoras de modernização e desmaterialização de processos é cofinanciado pela União Europeia/Fundo Social Europeu, através do COMPETE 2020, no montante de 698.624,32€, no âmbito do Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública. O restante esforço financeiro é suportado pela componente nacional no valor de 123.286,65.


Notícias do CHCB
Procura
De a
CENTRO MÉDICO ACADÉMICO ACREDITADO PELA JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira