Guia Online do Utente
Serviços Médicos
Informações Úteis
SNS 24 - Centro de Contacto - 808 24 24 24
PRESIDENTE DA SECÇÃO REGIONAL DO CENTRO DA ORDEM DOS MÉDICOS VISITOU PEDIATRIA DO CHCB E ANUNCIOU JURAMENTO DE HIPÓCRATES NA COVILHÃ

2018-02-06

A cumprir um ciclo de visitas aos serviços de Pediatria dos Hospitais da zona Centro, para aferir no terreno o funcionamento desta especialidade na região, Carlos Cortes, Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) esteve no passado dia 19 de janeiro na Covilhã, onde foi recebido pelo Conselho de Administração e pelo Diretor do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar Cova da Beira.

Na reunião que antecedeu a visita ao serviço de pediatria, para conhecer as várias instalações adstritas ao mesmo e contactar com médicos especialistas e internos da área, Carlos Cortes debateu com o Dr. João Casteleiro, Presidente do Conselho de Administração do CHCB, e restantes elementos da direção, os principais problemas que assolam esta estrutura de saúde e reconheceu a “grande vontade dos seus dirigentes em fazer face às situações críticas com que se deparam, bem como em resolver os problemas com que se debatem no dia a dia, sobretudo no que respeita às contínuas dificuldades que se colocam à contratação de profissionais de saúde”, avançando ainda que nesta matéria a posição da Ordem consiste em “compreender as vicissitudes deste hospital e ajudar”.

Neste sentido, informou também os representantes hospitalares que uma das medidas que vai já colocar em prática, como forma de valorizar os hospitais do interior, consistirá na descentralização do Juramento de Hipócrates, que até a data apenas se realizou nas cidades de Lisboa, Coimbra, Porto ou Braga. Assim sendo, em 2018 a Covilhã receberá também este mega evento, que habitualmente se realiza por altura do final do ano.

Uma iniciativa de grande dimensão, revestida de enorme tradição e solenidade, na qual os médicos, por ocasião da sua formatura, juram praticar a medicina honestamente. Pese embora o Juramento de Hipócrates não seja obrigatório, este ato possui uma forte carga simbólica, pois marca o início da atividade como médico(a) e a receção da respetiva cédula profissional, fatores pelos quais anualmente se inscrevem no mesmo milhares de novos profissionais.

Esta medida que visa dar a oportunidade aos médicos de conhecer a Covilhã é também para o Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos “um momento de oportunidade que será dado ao Centro Hospitalar Cova da Beira e à cidade para mostrar o que tem de bom”.


Notícias do CHCB
Procura
De a
CENTRO MÉDICO ACADÉMICO ACREDITADO PELA JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira