Guia Online do Utente
Serviços Médicos
Informações Úteis
SNS 24 - Centro de Contacto - 808 24 24 24
CHCB LANÇA PROJETO PIONEIRO NO SNS AO NÍVEL DA CESSAÇÃO TABÁGICA
CHCB LANÇA PROJETO PIONEIRO NO SNS AO NÍVEL DA CESSAÇÃO TABÁGICA

2017-11-24

Na senda da promoção da saúde e da prevenção da doença, o CHCB tem há vários anos implementado na instituição, um programa designado CHCB Respira Bem: + Saúde – Tabaco, que para além de oferecer consultas de cessação tabágica a todos aqueles que pretendam deixar de fumar, isentas de taxa moderadora, com possibilidade de marcação em horário flexível alargado ou pós laboral e com comparticipação de fármacos da área; se encontra agora a participar num projecto inédito ao nível do SNS Português.

Este projecto de “capacitação em controlo e prevenção do tabagismo” engloba também o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e a Faculdade de Ciências da Saúde – UBI, sendo liderado pelo Instituto Catalão de Oncologia e financiado pela “Global Bridges Health Care Alliance for Tobacco Dependence Treatment”, uma parceria entre a Mayo Clinic e a American Cancer Society.

O projeto em questão prevê a implementação de um programa de formação para a abordagem clínica e aconselhamento do tabagismo, em formato e-learning, a cerca de 400 profissionais de saúde, com a finalidade de os capacitar para a intervenção clínica breve sistemática de cessação tabágica, segundo os moldes: aconselhamento, motivação e encaminhamento para consulta especializada.
Para o efeito serão também disponibilizados, nas áreas de internamento, guias de intervenção clínica, a implementar junto à cabeceira dos doentes e brevemente, no recinto interno e externo do edifício estará patente uma campanha de sensibilização e informação visual, com recurso à utilização de diversos suportes gráficos por forma a demarcar o hospital, como uma instituição 100% livre de fumo de tabaco. Também com o objectivo de eliminar o risco de contaminação do ambiente interior do hospital, serão colocadas no piso junto às entradas do CHCB, barras de sinalização a limitar o espaço a partir do qual não será permitido fumar. As entradas do edifício interior serão monitorizadas por filtros medidores dos níveis de nicotina ambiental.

Empenhado em promover um ambiente saudável para todos, o Conselho de Administração do CHCB sente-se privilegiado por, entre tantos outros hospitais públicos, ter sido seleccionado para encabeçar este projecto, um programa desenhado em conformidade com as orientações da OMS, com a legislação nacional e as boas práticas em vigor, emanadas do Plano Nacional de Saúde.


Notícias do CHCB
Procura
De a
CENTRO MÉDICO ACADÉMICO ACREDITADO PELA JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira