Guia Online do Utente
Serviços Médicos
Informações Úteis
SNS 24 - Centro de Contacto - 808 24 24 24
Centro Nacional de TeleSaúde com foco no "e-patologia" do CHCB
Centro Nacional de TeleSaúde com foco no "e-patologia" do CHCB

2017-10-27

No âmbito da atividade a desenvolver pelo Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), organismo integrado nos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e criado para reforçar a estratégia nacional para a promoção da telemedicina e da utilização das tecnologias de informação e comunicação no campo da saúde, o CHCB recebeu no passado dia 23 de outubro a visita de representantes do CNTS, para acompanhar de perto a experiência de um serviço, cujo sistema de TeleSaúde implementado, além de excelentes resultados, deu mesmo origem à criação de Normas de Orientação Clínica (NOC) por parte da DGS, a aplicar a todos os hospitais portugueses.

A Dra. Micaela Monteiro, Directora do Centro Nacional de TeleSaúde, e o Dr. Luís Gonçalves, consultor da SPMS para a área da Telepatologia, foram recebidos no CHCB pelo Senhor Presidente do Conselho de Administração, Dr. João Casteleiro e pelo Sr. Enfermeiro Director João Ramalhinho e ainda pela responsável do Serviço de Anatomia Patológica, Técnica Rosa Tomé, que se mostraram disponíveis para todos os esclarecimentos e compartilhar a experiência positiva do CHCB. 

A visita ao serviço de Anatomia Patológica do CHCB, teve por parte dos interlocutores externos, o objectivo de acompanhar no terreno o funcionamento do seu sistema de Patologia Digital, também designado de “e-patologia”.

Trata-se de um programa pioneiro em Portugal, desenvolvido e implementado nesta área do CHCB e que permite superar a falta de médicos de Anatomia Patológica, particularmente nos hospitais do Interior, bem como reduzir significativamente o tempo de resposta para diagnóstico.

Este programa, ao permitir que todo o processo de diagnóstico, com base na análise de amostras recolhidas nos doentes, seja realizado no CHCB mediante acompanhamento à distância de especialistas do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup), com a colaboração da empresa ZMWay, cumpre todos os requisitos para o qual foi criado o CNTS, pois contribuí para eliminar barreiras de acesso e levar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) a todos os cidadãos com profissionalismo e qualidade, gerando ganhos em saúde e promovendo a qualidade de vida dos utentes.

Até ao momento o “e-Patologia” do CHCB foi distinguido com inúmeros Prémios e Menções Honrosas, nacionais e internacionais.


Notícias do CHCB
Procura
De a
CENTRO MÉDICO ACADÉMICO ACREDITADO PELA JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira