Guia Online do Utente
Serviços Médicos
Informações Úteis
SNS 24 - Centro de Contacto - 808 24 24 24
I SEMANA DA INVESTIGAÇÃO DO CHUCB DIFUNDE TRABALHO DE ESPECIALISTAS E PROMOVE BOLSA DE IDEIAS EM SAÚDE
I SEMANA DA INVESTIGAÇÃO DO CHUCB DIFUNDE TRABALHO DE ESPECIALISTAS E PROMOVE BOLSA DE IDEIAS EM SAÚDE

2020-11-10

No âmbito da Iª Semana da Investigação do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, que decorreu entre 2 e 6 de novembro|20 e visou disseminar a investigação realizada por profissionais de saúde / investigadores do CHUCB e a investigação desenvolvida externamente mas com a participação/colaboração deste Centro Hospitalar, foram muitos os especialistas que participaram ativamente nesta iniciativa, contribuindo com a relevância dos seus trabalhos para a inovação em saúde, para a implementação de boas práticas clínicas e ainda para a criação de uma bolsa de ideias, capaz de incitar ao desenvolvimento de novos trabalhos de investigação científica.

Assim, para além da exposição virtual de comunicações científicas, patente ao público no sítio web do CHUCB, ao longo de toda a semana, teve ainda lugar no dia 6 de novembro o webinar “CHUCB: incubadora de ideias”, através do qual os autores dos trabalhos tiveram a oportunidade de os apresentar publicamente e responder a questões colocadas pelos participantes que os assistiram on-line.

Este webinar, que no momento de abertura foi presidido pelo Dr. João Casteleiro, Presidente do Conselho de Administração do CHUCB, o qual parabenizou a organização do evento e saudou todos os investigadores, reconhecendo “o elevado nível e rigor científico dos seus trabalhos” foi integralmente conduzido e moderado pelo Prof. Doutor Miguel Castelo-Branco, Diretor do Centro de Investigação Clínica do CHUCB e Presidente da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, que reiteradamente destacou, “a capacidade de investigação dos profissionais de saúde, para além do seu empenho diário na atividade assistencial” e ainda referenciou “a aposta desenvolvida e sustentada pelo CHUCB, na área da investigação”.

A iniciativa culminou com a apresentação pública da Revista Científica do CHUCB, cujo lançamento está marcado para 2021, tendo este momento estado a cargo da direção editorial da mesma.

Para além dos trabalhos expostos em www.chcbeira.pt, durante o webinar foram apresentadas as comunicações científicas, das quais aqui fica uma breve súmula:

Modalidade - ARTIGO CIENTÍFICO:

Multicentre study of pressure ulcer point prevalence in a Portuguese region
“O artigo publicado aborda dados epidemiológicos de caracterização de úlceras por pressão e seu tratamento, numa amostra de residentes da região da Beira Interior, nos diferentes níveis de cuidados.” 

Adolescent Internet Addiction - Role of parental Control and Adolescent Behaviours
“Um projeto para alertar para a dependência de internet nos jovens da Cova da Beira e enfatizar a importância do controlo parental para um uso saudável de internet.” 

Testes de Cabeceira para Contagem de Leucócitos e Proteína C Reativa num Departamento de Urgência Pediátrica
"Os testes point-of-care permitem realizar análises junto do doente e obter resultados num menor tempo. O objetivo deste estudo foi determinar a validade e aplicabilidade clínica de um teste point-of-care para a contagem leucocitária e proteína C reativa num Serviço de Urgência Pediátrica. No global, os testes point-of-care obtiveram boa correlação e boa concordância com os resultados dos métodos de referência." 

Interrupção voluntária da gravidez na adolescência no Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira: no período de 2015 a 2019
“Esta investigação é mais um contributo para o conhecimento da IVG na adolescência (realizaram IVG: 102 - 8,85%) e também da importância das intervenções do Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstétrica na Consulta de IVG (94% das adolescentes optaram por um método contraceptivo).”

Modalidade - POSTER CIENTÍFICO

Olhares Diferentes, Objetivos Comuns
“Uma experiência diferente de internato de Pediatria, em São Tomé e Príncipe, para alargar os horizontes na promoção de saúde infantil em contexto de país em desenvolvimento.”

Cropoculturas num serviço de pediatria: casuística de 4 anos
“Análise retrospetiva dos processos clínicos de doentes pediátricos com coproculturas positivas entre 2016 e 2019, tendo sido analisados dados demográficos, variação sazonal, agente isolado e antibiograma.”

Humanização dos Cuidados de Enfermagem nos Cuidados de Saúde Primários: perceção dos enfermeiros
“Humanização dos cuidados de enfermagem nos cuidados de saúde primários: perceçao dos enfermeiros. Um estudo qualitativo.”

Comportamentos auto-lesivos na adolescência: um estudo transversal
“Os comportamentos autolesivos são sempre um sinal de alarme e passam, muitas vezes, despercebidos. Na nossa amostra verificou-se uma prevalência de CAL de 25,6%, e foram identificados fatores de risco como eventos negativos de vida e consumos. Salienta-se a importância de uma abordagem holística dos adolescentes, de forma a identificar aqueles em risco e intervir de forma mais eficaz.”

Trombose da veia subclávia
“O aparecimento súbito de dor e edema do membro superior deve suscitar um alto grau de suspeição de Trombose Venosa Profunda. Nestes casos, é essencial começar de imediato terapêutica anticoagulante e de seguida prosseguir o estudo etiológico para assim, evitar complicações da doença.”

Estudo da expressão da nucleolina no cancro do pulmão de não-pequenas células
"Resultados preliminares da avaliação dos níveis de expressão da nucleolina no cancro do pulmão de não-pequenas células."

As Necessidades dos Cuidadores Informais, de Doentes Paliativos, com Doença Oncológica Avançada, no domicílio
“A identificação das necessidades no domicílio, dos cuidadores informais, de doentes paliativos, com doença oncológica avançada, permite a criação de um sistema de apoio, que melhora a qualidade de vida dos doentes e cuidadores e evita a sobrecarga do cuidador.”

Vacinação contra o Papiloma Vírus Humano em adolescentes do sexo masculino: conhecimento e aceitação parental
"Apesar da maioria dos pais, na nossa amostra, já ter ouvido falar do HPV, apresentaram um conhecimento subótimo acerca do seu impacto no sexo masculino. A maioria deles teria intenção de vacinar os seus filhos (92,5%), principalmente se aconselhados pelo seu médico (50,5%). Assim, é da responsabilidade dos profissionais de saúde melhorar a literacia para a saúde, promovendo a otimização da cobertura vacinal."

Formulação de nanopartículas com AS1411 para entrega de fármacos em lesões causadas por HPV
“Desenvolvimento de uma formulação que contém nanoparticulas de ouro conjugadas com AS1411 para administração local de fármacos anticancerígenos, permitiu melhor a seletividade destes em células cancerosas infetadas por HPV.”

RNA G - quadruplex as a promising light - on probe for the diagnosis of prostate cancer
“Desenvolvimento de um promissor dispositivo biomédico baseado em moléculas RNA G-quadruplex, de baixo custo e com elevada seletividade para a deteção da nucleolina no cancro da próstata.”

Taxa de aleitamento materno exclusivo no momento da alta nas Cesarianas
"Independentemente da forma como se nasce é importante a promoção do aleitamento materno."

Nucleolina: um biomarcador clinicamente relevante em doentes com cancro da próstata?
"A descoberta de novos biomarcadores de cancro tem vindo a ser fulcral para desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico. Este trabalho visa abordar a relevância de um novo biomarcador." 

Pode ver o WEBINAR, no canal de youtube do CHUCB, acedendo aos link's:

Parte I e Parte II


Notícias do CHCB
Procura
De a
CENTRO MÉDICO ACADÉMICO ACREDITADO PELA JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira