Guia Online do Utente
Serviços Médicos
Informações Úteis
SNS 24 - Centro de Contacto - 808 24 24 24
CHUCB PROMOVEU MAIS UMA FORMAÇÃO EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA E DESFIBRILHAÇÃO AUTOMÁTICA EXTERNA

2020-11-04

Realizou-se hoje, dia 4 de novembro, no Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, uma ação de formação em Suporte Básico de Vida (SBV) e Desfibrilhação Automática Externa (DAE), organizada pelo Serviço de Formação deste centro hospitalar, entidade acreditada para o efeito, pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
A formação foi ministrada pelos enfermeiros João Dória e Bruno Gomes, ambos formadores certificados pelo INEM e colaboradores do CHUCB. Contou ainda com a participação do médico interno Gonçalo Miranda.
No âmbito da atual situação pandémica, a ação decorreu de acordo com todas as adaptações necessárias à salvaguarda da saúde e segurança dos envolvidos e com as devidas orientações emanadas pelo INEM. Contou com a participação de 12 formandos, também colaboradores do hospital, e teve como objetivo colmatar a necessidade de formação na área do Suporte de Vida para assistentes operacionais e assistentes técnicos.
Recorde-se que a paragem cardiorrespiratória (PCR) constitui uma das principais causas de morte em Portugal e no mundo e as técnicas de SBV e desfibrilhação precoce, aumentam de forma significativa, a probabilidade de sobrevivência da vítima.
Segundo o manual de SBV+DAE do Departamento de Formação em Emergência Médica do INEM “constitui-se assim como fundamental a intervenção rápida de quem presencia uma PCR, com base em procedimentos específicos e devidamente enquadrados pela designada Cadeia de Sobrevivência. A Cadeia de Sobrevivência interliga os diferentes elos, que se assumem como vitais, para o sucesso da reanimação: ligar 112, Reanimar, Desfibrilhar e Estabilizar”.  


Notícias do CHCB
Procura
De a
CENTRO MÉDICO ACADÉMICO ACREDITADO PELA JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira