Guia Online do Utente
Serviços Médicos
Informações Úteis
SNS 24 - Centro de Contacto - 808 24 24 24
CHUCB DISPONIBILIZA CONSULTA ABERTA DE HIPERTENSÃO A PARTIR DE 1 DE JUNHO
CHUCB DISPONIBILIZA CONSULTA ABERTA DE HIPERTENSÃO A PARTIR DE 1 DE JUNHO

2020-05-27

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) vai disponibilizar no Hospital Pêro da Covilhã, a partir do dia 1 de junho, uma Consulta Aberta de Hipertensão, destinada a doentes com Hipertensão Arterial não controlada, e para os quais esta situação seja motivo de alguma insegurança ou preocupação.

Com funcionamento previsto de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 17h00, na área da Consulta Externa do Hospital Pêro da Covilhã, e com acesso por inscrição no Balcão de Atendimento da Consulta Externa, a Consulta Aberta de Hipertensão do CHUCB será assegurada por uma equipa de médicos e enfermeiros, conhecedores dos protocolos, que uma consulta deste âmbito exige.

Dada a natureza desta consulta, a mesma não carece de referenciação, embora não se exclua essa possibilidade, por parte de médicos, farmacêuticos ou de outros técnicos de saúde, a exercer em estabelecimentos públicos ou privados, de grande proximidade comunitária, e que, no âmbito das suas funções detetem medições de PA com valores acima dos “considerados normais”.

Saliente-se que esta consulta, não substitui todas as outras que já se encontram em funcionamento, constituindo-se apenas como uma alternativa mais segura e vantajosa ao serviço de urgência, até aqui, o único local de destino para muitos destes casos, em situação de necessidade pontual ou aguda.
Este acesso, ainda mais célere e especializado, proporcionará ao doente uma melhor e mais adequada orientação e controlo tensional, fora da rotina de acompanhamento, em que o mesmo é, ou venha a ser assistido. No contexto desta consulta decorrerá orientação subsequente para acompanhamento.

Trata-se assim, indiscutivelmente, de um incremento dos recursos de saúde disponibilizados aos utentes, que constituem a prioridade dos serviços de saúde em geral e, em particular, do CHUCB.

Recorde-se que a hipertensão arterial não controlada, que por definição se entende a hipertensão não medicada ou medicada e não controlada, aumenta o risco do desenvolvimento de doenças cardiocerebrovasculares, tais como enfarte agudo do miocárdio ou acidente vascular cerebral, sem esquecer que nas fases mais avançadas leva a insuficiência cardíaca e a insuficiência renal terminal.

Regra geral, a HTA não provoca quaisquer sintomas, mas, em alguns casos, pode manifestar-se através de cefaleias, tonturas, mal-estar difuso, visão desfocada, dor no peito ou sensação de falta de ar, sintomas comuns a muitas outras
doenças.

A única forma de detetar a hipertensão é a medição feita de forma adequada.


Notícias do CHCB
Procura
De a
CENTRO MÉDICO ACADÉMICO ACREDITADO PELA JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira