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CHUCB RETOMA ATIVIDADE SEM DESCURAR EMPENHO NA LUTA CONTRA A COVID-19
CHUCB RETOMA ATIVIDADE SEM DESCURAR EMPENHO NA LUTA CONTRA A COVID-19

2020-05-14

De acordo com as orientações da tutela e com o objetivo de responder pronta e adequadamente a todas as necessidades relacionadas com a pandemia de COVID-19, em meados do mês de março, o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, à semelhança dos outros hospitais do país, teve de implementar alterações significativas na sua atividade “dita” normal, adiando muitas consultas, exames e cirurgias, para segurança quer de utentes, quer de profissionais de saúde.

Não obstante, continuou a dar resposta aos seus utentes, tendo realizado atividade cirúrgica considerada urgente e/ou prioritária e, ao nível da consulta externa adoptou novas formas de atuação, nomeadamente através da realização de teleconsultas, ou seja, consultas por telefone e videochamada, evitando assim que muitos doentes se deslocassem ao hospital e corressem riscos desnecessários.

Por se tratar de uma nova realidade, o sistema de teleconsultas tem exigido aos profissionais de saúde um esforço acrescido, quer na avaliação/contacto dos doentes, que podem ser acompanhados por esta via; quer na disponibilidade que têm de garantir, por se encontrarem a trabalhar em outras frentes do hospital, como por exemplo em áreas COVID.

Assim, no período de 16 de Março a 30 de Abril, o CHUCB realizou mais de 12.000 consultas, sendo que destas, 4.271 foram consultas presenciais, por se tratar de consultas urgentes e/ou prioritárias, e cerca de 8.000 não presenciais, ié, realizadas sem a presença do utente, através da metodologia atrás referenciada, e sempre após avaliação e garantia dessa possibilidade, por parte dos médicos assistentes. Estes números não refletem os utentes que, por algum motivo, faltaram às consultas.

Pretende-se agora encetar a retoma gradual da atividade, mantendo em paralelo, o funcionamento global da estrutura que foi criada para combate à COVID-19, de modo a responder às necessidades relacionadas com eventuais novos surtos, da pandemia.

Desta forma, a reprogramação da atividade do CHUCB resulta de uma estratégia assente em critérios de segurança e de resposta efetiva à população, cujas principais medidas passam por privilegiar sempre que possível o recurso à teleconsulta, o alargamento do horário de consultas, que desde a passada semana ocorrem entre as 08h00 e as 20h00, a diminuição dos tempos de permanência dos utentes no Hospital, a redução do número de pessoas nas salas de espera e zonas de atendimento e ainda o desfasamento de horários, ao nível das consultas e dos exames.

O Conselho de Administração


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