Guia Online do Utente
Serviços Médicos
Informações Úteis
SNS 24 - Centro de Contacto - 808 24 24 24
CHUCB REORGANIZA SERVIÇOS E APELA À CONSERTAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL PARA APOIO À RESPOSTA AO COVID-19 NA REGIÃO
CHUCB REORGANIZA SERVIÇOS E APELA À CONCERTAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL PARA APOIO À RESPOSTA AO COVID-19 NA REGIÃO

2020-03-18

No seguimento da evolução do surto de COVID-19 em Portugal e de acordo com as orientações das entidades que tutelam a saúde, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, vem pelo presente meio informar que juntamente com as autarquias da Covilhã, Fundão e Belmonte está a ser levado a cabo um levantamento exaustivo, de todas as infra-estruturas, recursos e meios existentes na região, que possam a qualquer momento ser disponibilizados, para apoio à assistência médica e social de doentes portadores de COVID-19, e de profissionais de saúde, empenhados no diagnóstico e tratamento desta patologia.
 
Recordamos que por força das circunstâncias, doentes e profissionais de saúde vão precisar de locais disponíveis para convalescer, no caso dos doentes ou para realizar as suas pausas e momentos de descanso, no caso dos profissionais de saúde que, dotados de um acrescido sentido de responsabilidade social pretendem não regressar às suas casas e para junto das suas famílias, durante o período de tempo necessário, para também eles não se converterem num veículo de transmissão da doença.
 
Nesse sentido, cumpre agradecer desde já, as várias manifestações de apoio e disponibilidade que organismos públicos, empresas do sector privado e cidadãos a título individual nos têm feito chegar, pelos mais variados meios, apelando a todos que se organizem no sentido de, na altura certa, se conseguir dar uma resposta pronta e eficaz, àqueles que mais precisam. Esta organização, entre as várias instituições da região deverá ser concentrada e concertada através das respectivas autarquias, podendo também para tal haver um contacto direto com o Serviço de Comunicação do CHUCB, através de telefone 275 33 00 00 ou para o e-mail: cme@chcbeira.min-saude.pt.
 
Também uma palavra de apreço aos meios de comunicação social da região, que com enorme sentido de civismo, serviço público e sem alarmismos desnecessários têm sabido transmitir as mensagens de protecção e restrição que se impõem, para bem de todos e que com enorme respeito e compreensão se relacionam com esta unidade de saúde.
 
Por último, mas da maior importância, uma palavra de gratidão e reconhecimento para com todos os nossos profissionais de saúde, que com enorme abnegação, profissionalismo e sentido de dever, se encontram nas “trincheiras” desta luta contra um inimigo invisível e em prol da saúde e bem-estar dos nossos cidadãos.
 
Relativamente às medidas em curso no CHUCB, no âmbito do Plano de Contingência contra o Covid-19 informar que está a ser realizada uma reorganização profunda dos serviços, recursos, meios e procedimentos, que se fará sentir a muitos níveis, com especial impacto nos vários Serviços de Urgência deste Centro Hospitalar.
 
Assim, além de um posto avançado de triagem, que brevemente será colocado no perímetro externo dos Serviços de Urgência, terá também lugar internamente a separação dos doentes rastreados no exterior. A Urgência Geral servirá apenas para o atendimento de doentes com síndromes respiratórios e de COVID-19, sendo que a Urgência Pediátrica passará a receber todos os outros casos urgentes/emergentes de utentes que não apresentem síndromes respiratórios e entre as 00h00 e as 08h00 atenderá os casos pediátricos, conforme as regras atuais. Durante o período do dia, a Urgência Obstétrica, internamente contigua ao espaço da Consulta Externa de Ginecologia/Obstetrícia passará a receber casos de urgência/emergência pediátrica e terá um espaço para observação de ginecologia/obstetrícia.
Todos os circuitos estarão devidamente sinalizados e haverá profissionais disponíveis para encaminhar os doentes, de acordo com as situações.
 
Também ao nível do Internamento são muitas as alterações em implementação, com igual critério de separação de doentes, a modificar a qualquer momento, de acordo com a evolução da situação e das necessidades sentidas.
 
Mais uma vez, se apela à compreensão de todos para a aplicação destas medidas adicionais e se recomenda que para segurança de todos, devem ser evitadas todas e quaisquer deslocações desnecessárias ao Hospital, devendo-se privilegiar, contactos à distância, nomeadamente através dos meios tecnológicos de informação e comunicação à disposição, tais como telefone, e-mail.
 
O Conselho de Administração.

Notícias do CHCB
Procura
De a
CENTRO MÉDICO ACADÉMICO ACREDITADO PELA JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira