Guia Online do Utente
Serviços Médicos
Informações Úteis
SNS 24 - Centro de Contacto - 808 24 24 24
CARDIOPNEUMOLOGISTA DO CHUCB OBTÉM CERTIFICAÇÃO EUROPEIA EM ECOCARDIOGRAFIA TRANSTORÁCICA DE ADULTOS
CARDIOPNEUMOLOGISTA DO CHUCB OBTÉM CERTIFICAÇÃO EUROPEIA EM ECOCARDIOGRAFIA TRANSTORÁCICA DE ADULTOS

2020-03-03

No âmbito da participação no EuroEcho-Imaging 2018, o maior congresso de imagens cardiovasculares do mundo, que decorreu entre 5 e 8 de dezembro, em Milão - Itália, a técnica superior de cardiopneumologia do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, Ana Sofia Rodrigues submeteu-se a um processo de certificação europeia, tendo concluído o mesmo no passado mês de fevereiro (2020).

Através deste processo, obteve assim a certificação total em ecocardiografia transtorácica de adultos, outorgada pela European Association of Cardiovascular Imaging (EACVI) e pela European Society of Cardiology (ESC), uma diferenciação que comprova a competência desta técnica de saúde na realização, interpretação e relato deste tipo de exames de diagnóstico.

O EuroEcho-Imaging é a bandeira de proa da Associação Europeia de Imagens Cardiovasculares (EACVI) e tem por objetivo promover um fórum de debate no qual profissionais de saúde e investigadores podem apresentar e discutir inovações científicas e conhecimentos atualizados sobre o espectro mais amplo da ecocardiografia juntamente com as outras modalidades de imagem cardiovascular.

Ana Sofia Rodrigues trabalha desde 2013 no Laboratório de Ecocardiografia do CHUCB, área sob a responsabilidade dos cardiologistas Luís Oliveira e Anne Delgado, do serviço de cardiologia dirigido por António Peixeiro. O Laboratório em causa conta ainda com mais 2 técnicos de cardiopneumologia, Carla Pina e Filipe Patrício. Neste laboratório são realizados mais de 3000 ecocardiogramas anuais, entre eles ecocardiogramas transtorácicos, transesofágicos e de stress farmacológico.

O ecocardiograma transtorácico avalia a morfologia e funcionamento do coração através de ultra-sons, e através deste exame é possível avaliar as câmaras cardíacas, as válvulas, as paredes do coração e o fluxo de sangue através das válvulas, permitindo o diagnóstico precoce de muitas doenças cardiovasculares, e sendo por isso um dos exames mais requisitados na prática clínica.


Notícias do CHCB
Procura
De a
CENTRO MÉDICO ACADÉMICO ACREDITADO PELA JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira