Guia Online do Utente
Serviços Médicos
Informações Úteis
SNS 24 - Centro de Contacto - 808 24 24 24
CHUCB ACREDITADO PELO INEM COMO ENTIDADE FORMADORA NA ÁREA DO SUPORTE DE VIDA
CHUCB ACREDITADO PELO INEM COMO ENTIDADE FORMADORA NA ÁREA DO SUPORTE DE VIDA

2020-03-02

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) recebeu no mês de fevereiro, o Certificado de Entidade Acreditada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), uma atribuição que lhe permite ser entidade formadora em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBVDAE), dado cumprir todos os requisitos exigidos no processo de acreditação, desta área formativa referente à emergência médica.

A presente formação certificada pelo INEM e a ministrar pelo CHUCB capacitará os formandos a adoptar todos os procedimentos preconizados e recomendações emanadas pelo European Resuscitation Council (ERC), perante uma vítima em paragem cardiorrespiratória (PCR), de forma a diminuir substancialmente os índices de morbilidade e mortalidade associados à PCR e a aumentar, de forma significativa, a probabilidade de sobrevivência da vítima.

De acordo com o Manual de SBVDAE do INEM “A PCR é um acontecimento súbito, constituindo-se como uma das principais causas de morte na Europa e nos Estados Unidos da América. Afeta entre 55-113 pessoas /100,000 habitantes, estimando-se entre 350,000-700,000 indivíduos afetados por ano, só na Europa. A análise efetuada aos equipamentos de DAE utilizados logo após uma paragem cardíaca, indica uma elevada percentagem (76%) de vítimas com um incidente arrítmico particular: Fibrilhação Ventricular. Está demonstrado que a desfibrilhação precoce, realizada entre 3 a 5 minutos após o colapso da vítima, resulta em taxas de sobrevivência de 50 a 70%. Constitui-se assim como fundamental a intervenção rápida de quem presencia uma PCR, com base em procedimentos específicos e devidamente enquadrados pela designada Cadeia de Sobrevivência. A Cadeia de Sobrevivência interliga os diferentes elos, que se assumem como vitais, para o sucesso da reanimação: ligar 112, Reanimar, Desfibrilhar e Estabilizar.”


Notícias do CHCB
Procura
De a
CENTRO MÉDICO ACADÉMICO ACREDITADO PELA JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira