Guia Online do Utente
Serviços Médicos
Informações Úteis
SNS 24 - Centro de Contacto - 808 24 24 24
INVESTIGAÇÃO CLÍNICA EM DESTAQUE NAS I JORNADAS DO CACB
INVESTIGAÇÃO CLÍNICA EM DESTAQUE NAS I JORNADAS DO CACB

2018-12-03

 

Decorreram hoje, no auditório do Hospital Pêro da Covilhã – CHUCB, as I Jornadas de Investigação Clínica do Centro Académico Clínico das Beiras (CACB).

No evento, que registou elevada taxa de participação, estiveram representadas todas as entidades que fazem parte do Centro Académico Clínico das Beiras, um consórcio que integra instituições de saúde e de formação dos distritos de Castelo Branco, Guarda e Viseu.

A iniciativa teve como objectivo divulgar a nível interno (CACB) e externo, as actividades e impacto da investigação clínica efectuada nas instituições do consórcio. Teve um foco especial na área da investigação clínica, de acordo com a definição alargada (ensaios clínicos, estudos clínicos de intervenção, estudos de saúde pública, estudos epidemiológicos, estudos de sistemas e serviços de saúde, estudos de PRO – patient related outcomes) do NIH – National Institutes of Health, EUA.

Na sessão de abertura das Jornadas, o Presidente do CACB, Prof. Doutor Luis Taborda Barata referiu tratar-se de “um dia histórico, porque hoje podíamos estar perante várias instituições desagregadas, a trabalhar em eixos diferentes, mas há aqui um desiderato comum, uma decisão voluntária de nos articularmos em eixos estratégicos para o ensino, para a investigação e para os cuidados de saúde, que faz a diferença”. Segundo o mesmo, no seguimento do trabalho que está a ser desenvolvido “vamos conseguir atingir níveis de benchmarking internacional em projectos colaborativos com todas as instituições do nosso consórcio e com outras”.

Para o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Dr. Vítor Pereira o Centro Académico Clínico das Beiras “é um bom exemplo da necessária cooperação e criação de sinergias entre todas as partes para que o trabalho seja muito mais produtivo e para se atingir um patamar de excelência”.

Palavras também sublinhadas pelo anfitrião do evento e Presidente do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, Dr. João Casteleiro que para além de referenciar a importância do encontro, considerando-o “um bom exemplo da nossa complementaridade e entreajuda na interioridade”, adjectivou a investigação clínica como “consensual, em qualquer país ou região que se queira desenvolver e melhorar as práticas clínicas e consequentemente aumentar a qualidade dos serviços assistenciais e também de ensino.”


Eventos do CHCB
Procura
De a
CENTRO MÉDICO ACADÉMICO ACREDITADO PELA JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira