Guia Online do Utente
Serviços Médicos
Informações Úteis
SNS 24 - Centro de Contacto - 808 24 24 24
reuniao oncologia
INTERCOMUNICAÇÃO, HUMANIZAÇÃO DE CUIDADOS E INOVAÇÃO CIENTÍFICA MARCARAM AGENDA DA Iª REUNIÃO DE ONCOLOGIA DA COVA DA BEIRA

2017-02-02

Com uma adesão que rondou as duas centenas e meia de profissionais de saúde e alunos das áreas médica e de enfermagem, terminou ontem aquela que, para os anais do CHCB, ficará conhecida como a 1ª Reunião de Oncologia da Cova da Beira.
Uma iniciativa de elevado cariz técnico e científico, que consagrou dois dias de intensivo trabalho e reflexão, ao desígnio de promover um espaço de diálogo, partilha e esclarecimento, por forma a optimizar os elos entre todos os intervenientes no complexo processo que é o “cuidar” do doente oncológico, atendendo às várias oportunidades e desafios que esta área coloca.
Foram vários os especialistas, médicos em formação e enfermeiros da área hospitalar e da área dos cuidados de saúde primários, que apresentaram comunicações, realizaram cursos práticos, trocaram experiências, debateram técnicas e procedimentos inovadores no campo da oncologia.
Numa lógica sinergética de melhoria dos cuidados prestados, refletiu-se também sobre a prática de cuidar o doente oncológico em cada uma das instituições de saúde presentes e foram vários os caminhos apontados no sentido de potenciar e aproximar, ainda mais, os cuidados de saúde primários e hospitalares da região. Constatação transversal a toda a reunião, foi a de que uma boa articulação e colaboração entre todos os profissionais de saúde resulta naturalmente em melhores cuidados para o doente, seja no diagnóstico, seja na terapêutica, o que se reflete ao nível de indicadores como a qualidade, eficácia, segurança, conforto e índice de satisfação.
Saiu também reforçado nesta reunião o papel fulcral que a Faculdade de Ciências da Saúde da UBI desempenha, ao nível da investigação e do ensino, mas também enquanto elo desta cadeia interinstitucional, empenhada no desenvolvimento e progresso científico da área oncológica.
Para a organização, o tema da oncologia saiu claramente reforçado deste encontro “pela partilha de conhecimento técnico, científico multiprofissional e multidisciplinar que proporcionou”, garantindo que o resultado da mesma traduzir-se-á em benefícios concretos e reais para os doentes oncológicos da Cova da Beira.
 


Eventos do CHCB
Procura
De a
CENTRO MÉDICO ACADÉMICO ACREDITADO PELA JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira