Guia Online do Utente
Serviços Médicos
Informações Úteis
MÉDICO DE FAMÍLIA

Médico de Família

Como posso escolher e inscrever-me no médico de família?

Deve dirigir-se ao Centro de Saúde da sua área de residência, onde, uma vez inscrito, pode escolher o seu médico de família, de entre os que trabalham no Centro de Saúde.
Se o médico que prefere tiver a sua lista de utentes completamente preenchida, será aconselhado a optar por um dos médicos em cuja lista existam vagas.

Posso mudar de médico de família? Como?

Se pretender mudar de médico de família, deve apresentar por escrito o seu pedido, devidamente justificado, dirigido ao Director do Centro de Saúde, a quem caberá decidir.
Por sua vez, o médico de família pode recusar, ou cancelar, a inscrição de qualquer utente na sua lista, mediante justificação dirigida ao Director do Centro de Saúde, a quem caberá decidir.

Toda a minha família deve estar inscrita no mesmo médico de família?

É desejável que todos os elementos da família se inscrevam no mesmo médico. Assim, será possível uma maior compreensão dos problemas que afectam a família, mais eficaz o trabalho do médico e mais satisfatória a relação médico-doente.
No entanto, por diversas razões, é possível que nem toda a família se inscreva no mesmo médico.

Qual o prazo de validade das receitas, das credenciais ou dos pedidos de análises, radiografias ou outros meios auxiliares de diagnóstico?

O prazo de uma receita, de uma credencial ou de um pedido de exame complementar (análises, radiografias etc.) é de 10 dias úteis após a sua emissão.

Se precisar de um relatório médico, a quem devo recorrer?

Qualquer médico está capacitado para emitir relatórios comprovativos da aptidão física ou mental para determinadas actividades.
Na maioria dos casos, os atestados e relatórios podem ser emitidos pelo médico de família, para o que deverá recorrer à sua consulta, depois de marcação. Em algumas situações, os relatórios têm de ser passados por médicos de outras especialidades ou pelo delegado de saúde.
Informe-se previamente junto do sector administrativo do seu Centro de Saúde sobre a necessidade de obter impressos especiais.

O médico de família deve fazer a transcrição de receitas ou de pedidos de exames auxiliares de diagnóstico passados por médicos privados?

A transcrição de receituário ou pedidos de exames provenientes de outros médicos do SNS, ou de médicos privados, não é atribuição do médico de família nem o utente o pode exigir.
Os médicos privados podem receitar medicamentos que serão comparticipados pelo SNS, desde que o doente apresente o respectivo Cartão de Identificação do Utente do SNS.

O que é uma consulta de vigilância de saúde?

É uma consulta que serve para vigiar regularmente o estado de saúde. Alguns grupos da população mais vulneráveis, como crianças, grávidas, idosos, determinados grupos profissionais e pessoas com doença crónica necessitam de uma atenção especial, pelo que devem efectuar consultas programadas e periódicas para vigiar regularmente a sua saúde.

Procure regularmente o seu médico de família para uma avaliação do seu estado de saúde, de acordo com o que lhe for recomendado.
 

CENTRO MÉDICO ACADÉMICO ACREDITADO PELA JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira