Guia Online do Utente
Serviços Médicos
Informações Úteis
SERVIÇOS RELIGIOSOS

Serviços Religiosos

Atendendo ao princípio da autonomia, da vontade do utente e da sua participação nos cuidados que lhe são prestados, numa vertente holística, o Centro Hospitalar promove o respeito pelos seus utentes nos valores, crenças pessoais e liberdade religiosa. Nesta perspetiva, os doentes e/ou família, sempre que o necessitem, poderão solicitar a presença do seu responsável de culto religioso (diretor espiritual ou pastor) ao enfermeiro-chefe/responsável do serviço onde se encontram internados, que providenciarão o acesso dos mesmos ao utente, com o objetivo de corresponder-se às suas necessidades.

Os utentes que professam a religião católica, dispõem de um serviço de capelania que, no Hospital Pêro da Covilhã é composto pelo padre jesuíta, José Augusto de Sousa s.j. e ainda pela Irmã Elisa Rodrigues e por um Ministro da Comunhão, Sr. Augusto Pais. Dispõe de Capela com o Santíssimo que se encontra aberta entre as 7h e as 19h, localizada no Piso 0 e onde ao sábado é celebrada missa pelas 16h.

O ofício principal do Capelão é não somente atender os doentes do ponto de vista religioso, mas estar sobretudo presente na doença, na fase terminal da vida e em todas as atividades que o próprio hospital desenvolve. José Augusto de Sousa, padre capelão do Hospital Pêro da Covilhã, revela-nos que "o contato permanente com o doente, não só leva a uma consolação espiritual mas também a um conforto real na dor. Sou sempre recebido com muito carinho por parte do doente, não só por aqueles que são católicos mas também pelos doentes de outras denominações religiosas que vêm ao hospital". E diz-nos, "Penso que a comunicação mútua com médicos, enfermeiros e pessoal auxiliar dá um contributo para que no hospital haja não só um serviço técnico especializado mas também humanizado e espiritualizado".

A visita aos doentes internados é feita permanentemente, acompanhada pela Irmã Elisa Rodrigues e pelo Ministro da Comunhão. Na parte da manhã, visita também os doentes que vêm para tratamentos especiais, sobretudo na parte de quimioterapia. Na sua ausência, os padres jesuítas da Paróquia de São Pedro - igreja de S. Tiago, Covilhã, asseguram o serviço religioso urgente.

No Hospital do Fundão, o serviço de capelania é prestado pelo Padre Vítor Fonseca Sousa, padre diocesano, que apoia espiritualmente os utentes católicos que frequentam aquela unidade de saúde. Existe no piso 0 uma Capela que se encontra aberta diariamente e onde se celebra eucaristia semanal aos sábados à tarde.

CENTRO MÉDICO ACADÉMICO ACREDITADO PELA JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira