Guia Online do Utente
Serviços Médicos
Informações Úteis
SNS 24 - Centro de Contacto - 808 24 24 24

Eventos do CHCB
Procura
De a

COVILHÃ, 10 JANEIRO 2020: WORKSHOP ON GLOBAL CARDIOVASCULAR RISK

2019-12-12

Realiza-se no dia 10 de Janeiro de 2020, na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – UBI, Covilhã, o WORKSHOP ON GLOBAL CARDIOVASCULAR RISK, uma iniciativa promovida com o apoio e patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH), Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), Faculdade de Ciências da Saúde–UBI e ACeS Cova da Beira.

Direccionado a Médicos de Medicina Geral e Familiar e da Carreira Hospitalar, a exercer nos Hospitais e Centros de Saúde da Beira Interior (Covilhã, Castelo-Branco e Guarda), esta iniciativa científica abordará temas como:

“ECG e Holter na prática clínica”; “Novas tecnologias: Que lugar na prática clínica”; “Doente de risco cardiovascular acrescido”; “Insuficiência Cardíaca: estão as guidelines atualizadas? A quem se destinam?”; “Diabetes Mellitus: Novos avanços terapêuticos ou novos conceitos terapêuticos”; Dislipidemia: o que ainda há para fazer”; “Uma eterna questão: Serão no tratamento da HTA os diuréticos todos iguais?”; “Guidelines da HTA: No que é que a prática clínica muda?”; “Novas indicações dos NOAC: O estado da arte”.

Neste evento cuja organização está a cargo do Prof. Doutor Miguel Castelo-Branco, Presidente da FCS-UBI e do Cardiologista do CHUCB, também Presidente da SPH, Dr. Manuel de Carvalho Rodrigues, as inscrições são gratuitas, contemplam coffee-breaks, almoço de trabalho e certificado de presença e só serão válidas após serem efetivadas junto do secretariado executivo do workshop, através do nº 217 120 778 ou via e-mail: cidaliampacheco@veranatura.pt (mencionando a designação do evento em questão, o nome e profissão/instituição de proveniência).

Para ver o programa clique AQUI.

CHUCB: MÚSICA EM DESTAQUE PARA ASSINALAR ÉPOCA NATALÍCIA NAS UNIDADES DA COVILHÃ E FUNDÃO

2019-12-09

Para celebrar a época natalícia, que em contexto hospitalar se reveste de especial significado, o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira promove mais uma edição da Festa de Natal, destinada aos utentes, seus familiares e colaboradores da instituição.

No Hospital do Fundão, a iniciativa terá lugar no dia 16 de dezembro, às 14h30, no átrio das consultas externas, com um apontamento musical promovido pela Tuna da Academia Sénior do Fundão, ao qual se seguirá a entrega de lembranças aos doentes internados neste hospital, pelo Grupo de Voluntários do Agrupamento de Escolas do Fundão.

No Hospital Pêro da Covilhã, a iniciativa decorrerá no dia 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00, no auditório deste Hospital e contará com a realização de um concerto de Natal, fruto da solidária e altruísta participação de Grupos de Cantares, Associações, Escolas de Música e Tunas da região. Antecede a este concerto a visita programada de instituições da Cova da Beira à Exposição de Presépios, no âmbito do projeto “Natal no Hospital”, e procede ao mesmo, a entrega de lembranças aos doentes internados nesta unidade, pelo Grupo de Voluntários da Liga dos Amigos do CHUCB.

De referir ainda a realização de um pequeno concerto no átrio comum dos internamentos de Medicina e Cirurgia – Piso 3, na manhã de 14 de dezembro, promovido pela Associação Cultural da Beira Interior, no âmbito da iniciativa “Natal com Arte” da Câmara Municipal da Covilhã.

SESSÃO TÉCNICA DE TERAPIA DA FALA

2019-12-09

Evento Interno CHUCB 

No próximo dia 9 de dezembro de 2019, vai realizar-se a Sessão Técnica de Terapia da Fala, subordinada ao tema "Dislexia", com a preleção da Terapeuta da Fala Dina Paula Menino.

Tratam-se de reuniões técnicas promovidas pelo Conselho de Técnicos Superiores de Diagnóstico do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, que decorrem no Auditório do Hospital Pêro da Covilhã, pelas 12h00, durante o ano de 2019.

Destinadas a profissionais de saúde, estudantes e técnicos, as Sessões Técnicas têm como propósito promover, elucidar e sedimentar conhecimentos das diferentes áreas técnicas de saúde, através da exposição de casos, partilha e discussão de informações com a audiência.   

QUALIDADE E INOVAÇÃO FORAM A TÓNICA DAS JORNADAS DE CARDIOLOGIA DO CENTRO (2019)

2019-12-02

A Associação de Cardiologia Médica-Cirúrgica do Centro, com o alto Patrocínio Institucional do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, promoveram nos dias 29 e 30 de novembro, no H2otel em Unhais da Serra, as JORNADAS DE CARDIOLOGIA DO CENTRO 2019.

O evento científico que se propôs traçar o perfil da cardiologia na região centro, identificar o estado de arte desta especialidade à luz da inovação técnica e científica e perspectivar o futuro em termos de diagnóstico e terapêutica, contou, segundo números da organização, com a participação de 437 inscritos, muitos dos quais Médicos de Cardiologia, Medicina Geral e Familiar e outras especialidades, com interesse na medicina cardiovascular, mas também Enfermeiros, Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica e ainda Alunos de todas as áreas da saúde.

EM NOVEMBRO: CARDIOLOGIA DO CHUCB DINAMIZA JORNADAS DE CARDIOLOGIA DO CENTRO 2019

2019-11-29

 

A Associação de Cardiologia Médica-Cirúrgica do Centro, com o alto Patrocínio Institucional do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, promove nos dias 29 e 30 de Novembro, no H2Otel em Unhais da Serra, as JORNADAS DE CARDIOLOGIA DO CENTRO 2019.

Preside a este evento científico, o director do serviço de cardiologia do CHUCB, Dr. António Peixeiro, que pela terceira vez é o responsável local de uma iniciativa que congrega um programa científico e educativo de elevada qualidade, direccionado a Médicos de Cardiologia, Medicina Geral e Familiar e outras especialidades com interesse na medicina cardiovascular, mas também Enfermeiros, Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica e ainda Alunos de todas as áreas da saúde.

Para além dos cursos pré-congresso: “Curso de ECG: electrocardiografia e integração com a Clínica”, “Ecocardiografia na Urgência” e “SAVIC Consultório”, no programa científico das jornadas constam painéis sobre “Risco Cardiovascular”, “Doença Coronária”, “Hemodinâmica na Zona Centro”, “Insuficiência Cardíaca”, “ Arritmias: problemas da vida real”, “Intervenção Cardiovascular”, e outros temas a debater em modo simpósio e mesa redonda. Os interessados poderão também participar com a apresentação de posters científicos.

Para mais informações, inscrições e submissão de abstracts aceder a: https://www.factorchave.com/jornadas-de-cardiologia-do-cent…

Link para o programa no site: https://www.factorchave.com/jornadas-de-cardiologia-do-ce…/…

Link para a ficha de inscrição no site: https://www.factorchave.com/jornadas-de-cardiologia-do-ce…/…
De referir que a ficha de inscrição é um ficheiro Pdf editável, ou seja, os participantes poderão descarregar para o computador e preencher diretamente no computador, gravar e enviar devidamente preenchida para o endereço de e-mail identificado na ficha (raquel.carvalho@factorchave.pt).

Participe!

SESSÃO CLÍNICA DE ORTOPEDIA

2019-11-28


Evento Interno CHUCB

No próximo dia 28 de novembro de 2019, pelas 12h00, vai realizar-se a Sessão Clínica de Ortopedia, subordinada ao tema “Pubalgia no atleta", no auditório do Hospital Pêro da Covilhã, com preleção a cargo do Dr. Filipe Castelo. Destinadas a profissionais e estudantes de Saúde, as Sessões Clínicas têm como objetivo a atualização periódica de conhecimentos possibilitando, desta forma, a discussão de temas teórico-práticos.

 

SESSÃO CLÍNICA DE INFECCIOLOGIA

2019-11-21

Evento Interno CHUCB

 

No próximo dia 21 de novembro de 2019, pelas 12h00, vai realizar-se a Sessão Clínica de Infecciologia, subordinada ao tema “GRIPE: Plano de Prevenção e Resposta 2019/2020 no CHUCB", no auditório do Hospital Pêro da Covilhã, com preleção a cargo do Dr. António Maio. Destinadas a profissionais e estudantes de Saúde, as Sessões Clínicas têm como objetivo a atualização periódica de conhecimentos possibilitando, desta forma, a discussão de temas teórico-práticos.

PAVIMENTO PÉLVICO E SUA IMPORTÂNCIA NA SAÚDE DA MULHER ALVO DE MEETING NO CHUCB

2019-11-15

A importância do pavimento pélvico no ciclo vital da mulher, bem como formas de prevenção e tratamento de distúrbios a este associados, foram os temas abordados no Meeting de Ginecologia/Obstetrícia que o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) promoveu, na manhã de 9 de novembro (2019), no Auditório do Hospital Pêro da Covilhã.

Destinado a grávidas, puérperas e profissionais/alunos de saúde em geral, este encontro teve o objetivo de oferecer à Mulher um apoio clínico em contexto multidisciplinar, referenciando o modo como cada profissional de saúde, dentro do seu âmbito de atuação, pode intervir e promover a recuperação/tratamento, das possíveis alterações que podem ocorrer no assoalhado pélvico ao longo do ciclo vital da mulher, com particular incidência nas fases de gravidez e pós parto.

Para além das palestras houve também lugar para um workshop de dança e movimento exclusivamente direcionado a grávidas e um apontamento de ballet chancelado pela escola de dança Petit Tutu. 

CENTRO MÉDICO ACADÉMICO ACREDITADO PELA JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira