Guia Online do Utente
Serviços Médicos
Informações Úteis
SNS 24 - Centro de Contacto - 808 24 24 24

Eventos do CHCB
Procura
De a

CHUCB ASSINALA ÉPOCA NATALÍCIA NAS UNIDADES DA COVILHÃ E FUNDÃO

2018-12-20

Para celebrar a época natalícia, que em contexto hospitalar se reveste de particular importância, o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira promove mais uma edição da Festa de Natal, ação de índole humanizadora, destinada aos doentes internados, seus familiares e profissionais.

Esta iniciativa a realizar nas duas unidades de saúde que compõem o CHUCB decorrerá:
- no Hospital do Fundão, no dia 13 de dezembro | 2018, (quinta-feira) às 14h30 no átrio da Consulta Externa.

- no Hospital Pêro da Covilhã, no dia 18 de dezembro | 2018, (terça-feira) entre as 16h00 e as 18h00 no auditório do Hospital Pêro da Covilhã.

Assim, o CHUCB convida todos os doentes, familiares e colaboradores a associarem-se a estes momentos de celebração, cuja realização visa o salutar convívio, mas que acima de tudo têm o propósito de ajudar a amenizar este período, especialmente sensível para quem se encontra hospitalizado, proporcionando um dia diferente do habitual e enchendo os corações de todos de alegria e boa disposição natalícia.

Estas ações contarão com a participação especial e solidária de Grupos Recreativos, Associações Culturais, Escolas Profissionais de Música e Tunas Académicas da Cova da Beira.

Para além dos momentos musicais, nas duas unidades hospitalares, está também programada a habitual entrega de lembranças aos doentes internados, pelo Grupo de Voluntariado da Liga dos Amigos do CHUCB, levando assim, algum conforto e alegria àqueles que nesta época não poderão estar com as suas famílias.

Ainda, no decorrer do dia 18, estão agendadas visitas à Exposição de Presépios do Hospital Pêro da Covilhã, da autoria de várias instituições da Cova da Beira.

  

MELODIAS DE NATAL E CANTARES POPULARES MARCAM TARDE NO HOSPITAL DO FUNDÃO

2018-12-16

Para assinalar a quadra natalícia, o Hospital do Fundão proporcionou aos utentes e colaboradores desta unidade de saúde uma tarde diferente, animada com momentos musicais plenos de alegria e boa disposição.

A iniciativa abriu com a entusiástica atuação da Tuna da Academia Sénior do Fundão, conduzida pelo Maestro João Freire, que brindou todos os presentes com cantares populares e melodias de Natal, intercaladas por altruístas mensagens de boas festas.

O convívio continuou com o contributo da cantora Maria Chorão, aluna do 10º ano do Agrupamento de Escolas do Fundão, que de um modo muito especial interpretou alguns temas musicais conhecidos do grande público e que foram acompanhados e aplaudidos com satisfação pelos presentes.

Em representação do Conselho de Administração do CHUCB, esteve presente o Enfermeiro Diretor João Ramalhinho, que agradeceu a todos os que contribuíram para a realização desta iniciativa, bem como proferiu Votos de Boas Festas.

A encerrar a iniciativa, o Grupo de Voluntariado do Agrupamento de Escolas do Fundão entregou algumas lembranças aos doentes internados nesta unidade de saúde, levando assim, a quem mais precisa algum conforto e bem-estar neste período festivo.

MESIMEETING: PROJETOS DIVULGADOS E CONTAS PRESTADAS

2018-12-14

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira promoveu no dia 12 de dezembro, no Auditório do Hospital Pêro da Covilhã, uma sessão de divulgação do Programa MESI - “Modernização, Eficiência, Simplificação e Inovação no CHUCB”, um Programa com um valor de investimento na ordem dos 822 mil euros, cofinanciado em 85% pelo Fundo Social Europeu (FSE) do Sistema de Apoios à Modernização Administrativa (SAMA) e que faz parte de um pacote alargado de 3,5 milhões de euros de projectos, atualmente em execução nesta unidade de saúde.
 
Esta iniciativa teve o objetivo de promover a apresentação pública dos diferentes projetos implementados e em implementação, no âmbito MESI, e respetiva afetação de verbas. “Uma prestação pública de contas do hospital”, nas palavras do Dr. João Garra, Gestor global do Projecto no CHUCB, que enquanto “Empresa Pública Empresarial e em nome da transparência, deve mostrar onde são gastos os apoios comunitários que recebe, de que forma estes são utilizados, quem são os parceiros envolvidos e que benefícios (estes projectos) vão trazer para os utentes”.
 
Destinada à comunidade hospitalar e ao público em geral esta sessão foi orientada sob a forma de painéis direcionados para as temáticas dos projetos em curso, designadamente: “Futuro Hoje: Sistema integrado de atendimento e agendamento centralizado”; “Business Intelligence & Data Analytics no CHUCB” e “Sistema de Gestão de Escalas e Gestão de Equipas”. Projectos esses, que para o gestor “visam melhorar o atendimento ao público, continuar a desmaterialização de processos e oferecer novos serviços digitais na senda da indústria 4.0. Tudo isto acompanhado por um sistema de indicadores de gestão que farão parte da melhoria da tomada de decisão das chefias de topo e das chefias intermédias”.
 
A apresentação dos temas foi realizada por colaboradores do CHUCB, responsáveis pela gestão de cada projecto e empresas parceiras na concretização dos mesmos e a ação contou ainda com a participação especial do Dr. Henrique Figueiredo, Secretário Técnico do COMPETE 2020 e da Dra. Ana Pio e Dra. Patrícia Boal, da equipa de avaliação da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), que nas suas intervenções destacaram o empenho da gestão de topo e o envolvimento de todos os serviços na concretização das operações já fechadas ou em curso no CHUCB.
 
O Presidente do Conselho de Administração, Dr. João Casteleiro, enalteceu a realização desta iniciativa e destacou a “simbiose existente entre as equipas internas e externas envolvidas nos vários projectos do MESI”, reafirmando que “esta dinâmica está a contribuir para que a população seja muito mais bem tratada”.
 
Ainda de acordo com informação prestada no evento, pelo Dr. Henrique Silva, Diretor Financeiro da instituição, desde “2004 o Hospital investiu cerca de 12,5 milhões de euros em processos desta natureza, tendo obtido o financiamento correspondente de 10 milhões de euros, e isto só em processos já fechados, ou seja até ao ano de 2015”.
SESSÃO CLÍNICA DE INFECCIOLOGIA e ENTREGA DE CERTIFICADOS AOS PRELETORES | 2018

2018-12-13

 

Evento Interno CHUCB
No próximo dia 13 de dezembro de 2018, pelas 12h00, vai realizar-se a Sessão Clínica de Infecciologia, subordinada ao tema “A tranversalidade das doenças infecciosas", e Entrega dos Certificados aos Preletores | 2018, no auditório do Hospital Pêro da Covilhã, com preleção a cargo do Dr. Ricardo Gomes. Destinadas a profissionais e estudantes de Saúde, as Sessões Clínicas têm como objetivo a atualização periódica de conhecimentos possibilitando, desta forma, a discussão de temas teórico-práticos.

MESImeeting no CHUCB

2018-12-12

 

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira vai realizar no próximo dia 12 de dezembro|2018, no auditório do Hospital Pêro da Covilhã, a partir das 15H00, uma Sessão de Divulgação do Projeto de “Modernização, Eficiência, Simplificação e Inovação no CHUCB”, co-financiado pelo Fundo Social Europeu (FSE) do Sistema de Apoios à Modernização Administrativa (SAMA), intitulada MESImeeting.

Esta iniciativa tem o objetivo de promover a apresentação pública dosdiferentes projetos implementados e em implementação, neste Centro Hospitalar, no âmbito do Programa em apreço, e respetiva afetação de verbas. Com efeito, esta sessão irá evidenciar a capacidade instalada no CHUCB, com a utilização de novos recursos e plataformas inovadoras, promotoras de uma relação de maior proximidade e interação com os utentes, e de uma ainda mais eficiente gestão da informação interna do Hospital.

Neste sentido, o CHUCB aposta assim na realização de uma reunião informal, destinada à comunidade hospitalar e ao público em geral e orientada sob a forma de painéis direcionados para as temáticas dos projetos, designadamente: “Futuro Hoje: Sistema integrado de atendimento e agendamento centralizado”; “Business Intelligence & Data Analytics no CHUCB” e “Sistema de Gestão de Escalas e Gestão de Equipas”.

A entrada é gratuita mas limitada à capacidade da sala. Efetue a sua inscrição através do seguinte link:
https://goo.gl/forms/xzSccs2r9USQtl9M2

INVESTIGAÇÃO CLÍNICA EM DESTAQUE NAS I JORNADAS DO CACB

2018-12-03

 

Decorreram hoje, no auditório do Hospital Pêro da Covilhã – CHUCB, as I Jornadas de Investigação Clínica do Centro Académico Clínico das Beiras (CACB).

No evento, que registou elevada taxa de participação, estiveram representadas todas as entidades que fazem parte do Centro Académico Clínico das Beiras, um consórcio que integra instituições de saúde e de formação dos distritos de Castelo Branco, Guarda e Viseu.

A iniciativa teve como objectivo divulgar a nível interno (CACB) e externo, as actividades e impacto da investigação clínica efectuada nas instituições do consórcio. Teve um foco especial na área da investigação clínica, de acordo com a definição alargada (ensaios clínicos, estudos clínicos de intervenção, estudos de saúde pública, estudos epidemiológicos, estudos de sistemas e serviços de saúde, estudos de PRO – patient related outcomes) do NIH – National Institutes of Health, EUA.

Na sessão de abertura das Jornadas, o Presidente do CACB, Prof. Doutor Luis Taborda Barata referiu tratar-se de “um dia histórico, porque hoje podíamos estar perante várias instituições desagregadas, a trabalhar em eixos diferentes, mas há aqui um desiderato comum, uma decisão voluntária de nos articularmos em eixos estratégicos para o ensino, para a investigação e para os cuidados de saúde, que faz a diferença”. Segundo o mesmo, no seguimento do trabalho que está a ser desenvolvido “vamos conseguir atingir níveis de benchmarking internacional em projectos colaborativos com todas as instituições do nosso consórcio e com outras”.

Para o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Dr. Vítor Pereira o Centro Académico Clínico das Beiras “é um bom exemplo da necessária cooperação e criação de sinergias entre todas as partes para que o trabalho seja muito mais produtivo e para se atingir um patamar de excelência”.

Palavras também sublinhadas pelo anfitrião do evento e Presidente do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, Dr. João Casteleiro que para além de referenciar a importância do encontro, considerando-o “um bom exemplo da nossa complementaridade e entreajuda na interioridade”, adjectivou a investigação clínica como “consensual, em qualquer país ou região que se queira desenvolver e melhorar as práticas clínicas e consequentemente aumentar a qualidade dos serviços assistenciais e também de ensino.”

SESSÃO TÉCNICA DE NEUROFISIOLOGIA

2018-12-03

Evento Interno CHCB

No próximo dia 10 de dezembro, vai realizar-se a Sessão Técnica de Neurofisiologia subordinada ao tema "Potenciais Evocados em doenças Neurológicas", com a preleção de Cláudia Santos.

As Sessões Técnicas são promovidas pelo Conselho Técnico de Diagnóstico e Terapêutica do Centro Hospitalar Cova da Beira e decorrem no Auditório do Hospital Pêro da Covilhã, pelas 12h00.
Destinadas a profissionais de saúde, estudantes e técnicos, têm como objetivo promover, elucidar e sedimentar conhecimentos das diferentes áreas técnicas de saúde, através da exposição de casos, partilha e discussão de informações com a audiência.

COVILHÃ ACOLHE EM DEZEMBRO REUNIÃO SOBRE CONSENSOS HPV NO HOMEM

2018-12-01

 A reunião a realizar no dia 1 de Dezembro, na Faculdade de Ciências da Saúde – UBI, é fruto de uma parceria entre a Sociedade Portuguesa de Andrologia, Medicina Sexual e Reprodução (SPA), o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) e a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior.

Tem como temática central os Consensos que a SPA desenvolveu acerca do HPV (papiloma vírus humano) masculino no âmbito do diagnóstico, tratamento, follow-up e prevenção. Incluí também a realização de uma Conferência: PRÉMIO PROFESSOR ALEXANDRE MOREIRA 2014-2015 e no final dos trabalhos a eleição da Direção da SPA para o biénio 2019 – 2020.
As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e limitadas à capacidade da sala, através do link: 
https://goo.gl/forms/lb9r67dOAog5u5283

Destinatários: todos os profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, tsdt´s, psicólogos, etc.) investigadores e estudantes de saúde.

Mais informações em:
www.spandrologia.pt / spandro.sec@gmail.com 

https://www.facebook.com/centrohospitalarcovadabeira/

Para consultar o Programa clique AQUI

 

 

CENTRO MÉDICO ACADÉMICO ACREDITADO PELA JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira