Guia Online do Utente
Serviços Médicos
Informações Úteis

Eventos do CHCB
Procura
De a
SESSÃO CLÍNICA DE GESTÃO DA QUALIDADE

2017-02-24

Evento Interno CHCB
No próximo dia 24 de fevereiro de 2017, pelas 11h00, vai realizar-se a Sessão Clínica de Gestão da Qualidade, subordinada ao tema “Cultura de segurança do doente e auditoria da Joint comission International no CHCB”, no auditório do Hospital Pêro da Covilhã, com preleção a cargo da Dra. Catarina Mateus.
Destinadas a profissionais de Saúde, estudantes de Medicina e de Enfermagem, as Sessões Clínicas têm como objetivo a atualização periódica de conhecimentos possibilitando, desta forma, a discussão de temas teórico-práticos.

SESSÃO CLÍNICA DE PNEUMOLOGIA

2017-02-17

Evento Interno CHCB

No próximo dia 17 de fevereiro de 2017, pelas 11h00, vai realizar-se a Sessão Clínica de Pneumologia, subordinada ao Tema: "Pneumonia Nosocomial: o que há de novo", no auditório do Hospital Pêro da Covilhã, com preleção a cargo da Dra. Mafalda Batista. 
Destinadas a profissionais de Saúde, estudantes de Medicina e de Enfermagem, as Sessões Clínicas têm como objetivo a atualização periódica de conhecimentos possibilitando, desta forma, a discussão de temas teórico-práticos.

SESSÃO CLÍNICA DE MEDICINA PREVENTIVA

2017-02-10

Evento Interno CHCB
No próximo dia 10 de fevereiro de 2017, pelas 11h00, vai realizar-se a Sessão Clínica de Medicina Preventiva, subordinada ao Tema: Fumar no recinto exterior hospitalar: um estudo observacional. O que vêem e pensam os utentes? Há riscos para a saúde? Como mudar esta situação?, no auditório do Hospital Pêro da Covilhã, com preleção a cargo da Prof. Doutora Sofia Ravara.
Destinadas a profissionais de Saúde, estudantes de Medicina e de Enfermagem, as Sessões Clínicas têm como objetivo a atualização periódica de conhecimentos possibilitando, desta forma, a discussão de temas teórico-práticos.

INTERCOMUNICAÇÃO, HUMANIZAÇÃO DE CUIDADOS E INOVAÇÃO CIENTÍFICA MARCARAM AGENDA DA Iª REUNIÃO DE ONCOLOGIA DA COVA DA BEIRA

2017-02-02

Com uma adesão que rondou as duas centenas e meia de profissionais de saúde e alunos das áreas médica e de enfermagem, terminou ontem aquela que, para os anais do CHCB, ficará conhecida como a 1ª Reunião de Oncologia da Cova da Beira.
Uma iniciativa de elevado cariz técnico e científico, que consagrou dois dias de intensivo trabalho e reflexão, ao desígnio de promover um espaço de diálogo, partilha e esclarecimento, por forma a optimizar os elos entre todos os intervenientes no complexo processo que é o “cuidar” do doente oncológico, atendendo às várias oportunidades e desafios que esta área coloca.
Foram vários os especialistas, médicos em formação e enfermeiros da área hospitalar e da área dos cuidados de saúde primários, que apresentaram comunicações, realizaram cursos práticos, trocaram experiências, debateram técnicas e procedimentos inovadores no campo da oncologia.
Numa lógica sinergética de melhoria dos cuidados prestados, refletiu-se também sobre a prática de cuidar o doente oncológico em cada uma das instituições de saúde presentes e foram vários os caminhos apontados no sentido de potenciar e aproximar, ainda mais, os cuidados de saúde primários e hospitalares da região. Constatação transversal a toda a reunião, foi a de que uma boa articulação e colaboração entre todos os profissionais de saúde resulta naturalmente em melhores cuidados para o doente, seja no diagnóstico, seja na terapêutica, o que se reflete ao nível de indicadores como a qualidade, eficácia, segurança, conforto e índice de satisfação.
Saiu também reforçado nesta reunião o papel fulcral que a Faculdade de Ciências da Saúde da UBI desempenha, ao nível da investigação e do ensino, mas também enquanto elo desta cadeia interinstitucional, empenhada no desenvolvimento e progresso científico da área oncológica.
Para a organização, o tema da oncologia saiu claramente reforçado deste encontro “pela partilha de conhecimento técnico, científico multiprofissional e multidisciplinar que proporcionou”, garantindo que o resultado da mesma traduzir-se-á em benefícios concretos e reais para os doentes oncológicos da Cova da Beira.
 

SESSÃO CLÍNICA DE G.D.H.

2017-01-27

Evento Interno CHCB
No próximo dia 27 de janeiro de 2017, pelas 11h00, vai realizar-se a Sessão Clínica de G.D.H., subordinada ao Tema: Complexidade, Financiamento e Benchmarking Hospitalar e
Sub-tema: Implementação ICD-10-CM/PCS em Portugal, no auditório do Hospital Pêro da Covilhã, com preleção a cargo do Dr. João Pedro Garra.
Destinadas a profissionais de Saúde, estudantes de Medicina e de Enfermagem, as Sessões Clínicas têm como objetivo a atualização periódica de conhecimentos possibilitando, desta forma, a discussão de temas teórico-práticos.

Curso de Preparação do Nascimento

2017-01-20

Realiza-se nos dias 20, 21 e 22 de janeiro de 2017 um Curso de Preparação do Nascimento (curso de preparação para o parto) no Centro Hospitalar Cova da Beira, com uma carga horária de 24 horas, das 9.00h às 18.00h.
Este curso destina-se a profissionais de saúde e pretende formar estes de forma diferenciada no acompanhamento dos casais durante a gravidez e o parto.

MÁRIO COSTA EXPÕE NO CENTRO HOSPITALAR COVA DA BEIRA

2017-01-19

Mário Costa, natural de Unhais da Serra – Covilhã, pintor e aguarelista de excelência, reconhecido pelo cromatismo, pela temática e pela forma de compor e executar as suas obras é o autor da exposição de pintura, patente ao público no átrio do Hospital Pêro da Covilhã, de 16 a 27 de Janeiro|2017.

Veterano nestas lides e autor de uma “pintura feita de equilíbrios e harmonia”, segundo palavras do crítico de arte, Afonso Almeida Brandão, colabora de forma regular com várias Galerias de Arte, designadamente, Galeria o Rastro (Figueira da Foz), Galeria Século XVII (Leiria), Galeria Euro Arte (Lisboa), Galeria Aquarius (Guarda) Galeria Usar o Tempo (Porto e Caminha).

Consagrado no mundo artístico, foi vencedor de vários prémios em concursos de âmbito nacional e é também portador de diversas menções honrosas. Ao longo do seu trajecto artístico, participou em inúmeras exposições individuais e colectivas. Através das suas obras está representado nas Câmaras Municipais de Covilhã, Fundão, Oliveira de Frades, Nelas, Belmonte, Celorico da Beira, Penamacor, Vouzela e Guarda, mas também no Palácio do Turismo em Sintra, Palácio Sotto Maior na Figueira da Foz, Universidade da Beira Interior, Institutos Politécnicos da Guarda e Castelo Branco e em inúmeras coleções particulares em Portugal e no Estrangeiro.

Na exposição agora em destaque no CHCB, Mário Costa retrata essencialmente temas como a “figura humana”, os “recantos”, as “paisagens”, o “casario” e as “gentes do povo”.

CHCB, 17 anos ao Serviço da Saúde e da Região

2017-01-17

O Centro Hospitalar Cova da Beira, comemorou no dia 17 de janeiro, 17 anos de existência ao serviço da saúde da região.
Pelo palco do auditório do Hospital Pêro da Covilhã, onde decorreu a cerimónia comemorativa da efeméride, foram várias as personalidades que passaram para deixar o seu testemunho e refletir sobre questões prementes relacionadas com a saúde no interior, destacando nomeada e repetidamente a importância do CHCB, enquanto ponto de confluência de vários concelhos do interior e, por conseguinte, motor de uma rede de sinergias e parcerias institucionais e empresariais da região, cujo exercício e manutenção reverte em primeira instância a favor do bem-estar e saúde das populações, do progresso e da coesão social e territorial da região e do país.
Perante a presença de João Paulo Catarino, Coordenador Adjunto da Unidade Missão para a Valorização do Interior, vários foram os apelos realizados pelo Presidente do Conselho de Administração do CHCB e pelos autarcas da Covilhã, Fundão e Manteigas que insistiram em invocar “velhas e novas” reivindicações para o interior e para o CHCB, das quais João Casteleiro destacou como prioritárias para 2017 a “criação de uma ULS Universitária eficiente, a criação da Unidade de Cardiologia de Intervenção da Cova da Beira e da Unidade de Medicina Nuclear, no Hospital do Fundão” por considerar estas ações “fundamentais para manter o nível de qualidade a que já acostumámos, e a que têm direito, as nossas populações, mas também para promover a coesão territorial, a valorização do interior, e não defraudar as pessoas que cá vivem, permitindo-lhes igualdade e equidade, garantindo-lhes as mesmas condições de acesso, dignidade e diversidade, que têm as que vivem nos grandes centros do litoral”.

Perante uma assistência que lotou o auditório do Hospital Pêro da Covilhã, premiaram-se as cerca de cinquenta instituições que participaram no Concurso de Cenários de Natal, que decorreu no CHCB entre 12 de Dezembro e 5 de Janeiro, com entrega de troféus aos três cenários melhor classificados, designadamente Residência Sénior Liátris (Vales do Rio) – 1º classificado, Residência Sénior Senhora do Carmo (Teixoso) – 2º classificado e Associação de Socorros Mútuos (Covilhã) – 3º classificado.
Momento alto da cerimónia aconteceu com a homenagem a uma centena de funcionários que no decurso do ano transato completaram 10, 20, 30 e 40 anos de serviço na instituição e aos que se aposentaram em igual período. Clique para ver o vídeo 

Sessão Clínica de Reumatologia

2017-01-13

Evento Interno CHCB
No próximo dia 13 de janeiro de 2017, pelas 11h00, vai realizar-se a Sessão Clínica de Reumatologia, subordinada ao tema “Síndromes anti-inflamatórios a propósito de um problema familiar”, no auditório do Hospital Pêro da Covilhã, com preleção a cargo da Dra. Margarida Oliveira.
Destinadas a profissionais de Saúde, estudantes de Medicina e de Enfermagem, as Sessões Clínicas têm como objetivo a atualização periódica de conhecimentos possibilitando, desta forma, a discussão de temas teórico-práticos.

FESTA DE NATAL DO HOSPITAL DE DIA

2016-12-16

Sob o lema “Fé e esperança são as luzes que nos devem iluminar” o Hospital de Dia do CHCB realizou hoje, dia 15 de Dezembro, a sua habitual Festa de Natal, com a participação de utentes, familiares, colaboradores e parceiros que ajudaram à dinamização da mesma.

CENTRO MÉDICO ACADÉMICO ACREDITADO PELA JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira