Guia Online do Utente
Serviços Médicos
Informações Úteis
SNS 24 - Centro de Contacto - 808 24 24 24

Eventos do CHCB
Procura
De a

1º Curso de Atualização em Terapêutica Antibacteriana do CHUCB

2019-10-05

Informam-se todos os interessados que as inscrições para o 1º Curso de Atualização em Terapêutica Antibacteriana do CHUCB se encontram encerradas.
CURSO LOTADO.
CHUCB ORGANIZA 1º CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM TERAPÊUTICA ANTIBACTERIANA

2019-10-04

Com o objetivo de contribuir para a promoção da correta prescrição de antimicrobianos em cuidados de saúde, quer ambulatórios, quer hospitalares, os Serviços de Patologia Clínica, Medicina Interna e Infecciologia do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), em articulação com o Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infecções e de Resistência aos Antimicrobianos (GCL-PPCIRA) organizam o 1º Curso de Atualização em Terapêutica Antibacteriana, desta unidade de saúde.

Este curso tem como público-alvo toda a comunidade médica, dispondo de um total de 70 vagas. Decorrerá nos dias 4, 5, 18 e 19 de outubro de 2019, nas instalações da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade da Beira Interior (UBI), com uma carga horária formativa total de 24 horas e avaliação final teórica. Esta iniciativa conta já com o patrocínio científico da FCS-UBI, bem como da Sociedade Portuguesa de Doenças Infecciosas e Microbiologia Clínica.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) identifica o aumento de resistências aos antimicrobianos como um dos principais problemas de Saúde Pública a nível mundial, sendo já responsável por cerca de 700 mil mortes/ano. Até 2050, é estimado que este número ascenda aos 10 milhões de mortes/ano, ultrapassando as principais causas de morbimortalidade, como as doenças oncológicas e cardiovasculares. Neste sentido, o CHUCB avança com a realização do 1º Curso de Atualização em Terapêutica Antibacteriana com o desígnio de contribuir para a inversão desta tendência, e com ele apresenta um programa de excelência científica que conta com a participação de formadores que se destacam pela notoriedade do seu conhecimento, experiência e percurso curricular.

Garanta já o seu lugar neste curso de vagas limitadas, inscrevendo-se através do link:

http://forms.gle/A1JW8pbZpdUjLgmr6

Inscrições:
Até 31 de julho | 2019 - 75€ 
Até 15 de setembro | 2019 - 100€

Política de cancelamento e devolução:
Até 15 julho | 2019 (inclusive) – Devolução de 50% do valor;
A partir de 16 julho | 2019 (inclusive) não se realizam devoluções.

Para informações ou esclarecimento de dúvidas sobre esta formação, poderá utilizar o endereço electrónico:  cursoatb.chucb@gmail.com 

Poster 

Programa 

SESSÃO CLÍNICA DE IMUNOHEMOTERAPIA

2019-09-26

 

Evento Interno CHUCB

No próximo dia 26 de setembro de 2019, pelas 12h00, vai realizar-se a Sessão Clínica de Imunohemoterapia, subordinada ao tema “PBM - Patient Blood Management", no auditório do Hospital Pêro da Covilhã, com preleção a cargo da Dra. Rita Oliveira Silva. Destinadas a profissionais e estudantes de Saúde, as Sessões Clínicas têm como objetivo a atualização periódica de conhecimentos possibilitando, desta forma, a discussão de temas teórico-práticos.

 

 

 

 

SESSÃO CLÍNICA

2019-09-19

 
Evento Interno CHUCB
No próximo dia 19 de setembro de 2019, pelas 12h00, vai realizar-se a Sessão Clínica, subordinada ao tema “Centro Académico Clínico das Beiras: novas perspetivas", no auditório do Hospital Pêro da Covilhã, com preleção a cargo do Prof. Doutor Luís Taborda Barata. Destinadas a profissionais e estudantes de Saúde, as Sessões Clínicas têm como objetivo a atualização periódica de conhecimentos possibilitando, desta forma, a discussão de temas teórico-práticos.
17 de Setembro: DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA DO DOENTE

2019-09-17

SESSÃO CLÍNICA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

2019-09-12

Evento Interno CHUCB

No próximo dia 12 de setembro de 2019, pelas 12h00, vai realizar-se a Sessão Clínica da Faculdade de Ciências da Saúde, subordinada ao tema “C2ICB - Centro de Coordenação da Investigação Clínica das Beiras", no auditório do Hospital Pêro da Covilhã, com preleção a cargo do Prof. Doutor Miguel Castelo-Branco. Destinadas a profissionais e estudantes de Saúde, as Sessões Clínicas têm como objetivo a atualização periódica de conhecimentos possibilitando, desta forma, a discussão de temas teórico-práticos.

EM OUTUBRO CHEGA AO CHUCB MAIS UMA EDIÇÃO DA SEMANA DO BEBÉ

2019-09-01

14 a 20 de outubro é a semana agendada para realização da 13ª Edição da Semana do Bebé do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, uma iniciativa que este ano terá o condão de pensar a “ A Criança do Séc. XXI”, criança essa, que nasce e se desenvolve numa era em que a tecnologia, as vivências aceleradas e os estímulos sócio culturais parecem pôr termo antecipado a um tempo de simplicidade e ingenuidade que outrora competia ao vagaroso tempo cronológico da infância.

Num mundo em constante transformação, num mundo globalizado em que os valores, princípios, paradigmas, dinâmicas, formas de educar e cuidar são também elas diferentes, o CHUCB prepara-se, uma vez mais, para apresentar ao público um programa de vulto, no qual se destacam as atividades lúdico-pedagógicas, conferências, workshops e ateliers criativos de promoção para a saúde, a acontecer nos mais variados cenários da Covilhã, Fundão e Belmonte.

Atividades múltiplas, chanceladas por interlocutores e profissionais reconhecidos, que irão uma vez mais proporcionar aos mais pequenos estímulos cognitivos, afetivos e sociais fundamentais, para se tornarem cidadãos felizes, proativos e confiantes e aos pais, cuidadores e educadores as ferramentas e competências necessárias para os ajudar a orientar na grande caminhada que é o desenvolvimento bio-psico-social das suas crianças. 

CHUCB APRESENTA OBRAS DE ANTÓNIO REBELO

2019-08-22

 

Encontra-se patente até ao próximo dia 26 de Agosto, no átrio principal do Hospital Pêro da Covilhã – CHUCB, uma exposição de trabalhos em madeira, pedra e chapa de zinco, da autoria de António Rebelo, na qual a figura humana, retratada de forma simbólica e os elementos naturais como a árvore assumem papel de destaque.

Aposentado e natural da Covilhã, o autor desta mostra de trabalhos assume-se como um autodidacta, principiante nas lides artísticas, tendo escolhido o CHUCB para dar a conhecer publicamente os seus trabalhos, pela relevância que esta instituição tem no seio da comunidade.

A exposição conta com o apoio da Junta de Freguesia da Boidobra e Associação Beira Serra no transporte das obras.

CENTRO MÉDICO ACADÉMICO ACREDITADO PELA JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira