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ANATOMIA PATOLÓGICA

SERVIÇO DE ANATOMIA PATOLÓGICA

Missão

Proceder à análise morfológica (histológica, citológica e imunocitoquímica) de órgãos, tecidos e células, tendo como objectivo o diagnóstico de lesões, complementando o diagnóstico clínico e permitindo a instituição de uma terapêutica médica e/ou cirúrgica, a definição de um prognóstico bem como a prevenção de doenças:

  • Efectuar exames fiáveis, em tempo útil, baseados numa actualização técnica permanente e em elevados padrões de qualidade;
  • Participação em projectos de investigação

Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª feira, das 08 h às 17 h.
Horário de recepção de análises: de 2ª a 6ª feira, das 09 h às 16 h

Actividades cientifica e de investigação

O serviço participa em projectos de investigação em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI).

História do Serviço

O serviço de Anatomia Patológica, do Centro Hospitalar Cova da Beira, entrou em funcionamento em Janeiro de 2001 e presta serviços no âmbito da Anatomia Patológica realizando actividades de diagnóstico nas valências de Histopatologia e Citopatologia.
Este serviço tem como objectivo o diagnóstico de lesões, com implicações no tratamento e no prognóstico das doenças, bem como na sua prevenção de modo a proporcionar um tratamento adequado aos seus utentes.
No ano de 2004 o serviço iniciou a implementação de um Sistema da Qualidade, segundo a norma ISO 9001, tendo sido Certificado, pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER), em 13-02-2006.
O reconhecimento, da qualidade dos serviços prestados pelo nosso serviço, por uma entidade certificadora externa tem sido mantido, pelas renovações dos Certificados de Conformidade em 13-02-2009 e de 13-02-2012 e observado no registo das não conformidades detectadas em cada auditoria. Nas 13 auditorias já realizadas os resultados obtidos foram:

  • A política da Qualidade do Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB E.P.E.) vê o doente como o centro e a justificação da sua actividade e, como tal, considera prioritários os processos relacionados com o utente/doente e suas famílias concentrando na sua melhoria contínua uma especial atenção.
  • A satisfação dos clientes e dos colaboradores são pontos-chave da nossa actuação e essa satisfação é avaliada através de inquéritos por questionário.

Na última avaliação realizada (2010) aos nossos clientes (médicos requisitantes de análises) os resultados foram os seguintes:

  • Da análise aos dados recolhidos dos inquéritos aos colaboradores verificou-se que estes demonstram níveis de motivação razoáveis, apresentando-se o índice de satisfação global em 70%, observa-se no entanto que actualmente os colaboradores se encontram mais desmotivados que em 2007 aquando do questionário anterior.

O serviço trabalha de modo a melhorar continuamente a eficácia do seu Sistema de Qualidade, pelo uso da política da qualidade, pelo estabelecimento de objectivos da qualidade, pelos resultados das auditorias ao serviço, pela análise dos dados resultantes do acompanhamento dos objectivos e dos respectivos planos de acção, bem como das acções correctivas e preventivas e pela revisão do sistema de gestão da qualidade.

O serviço tem dois processos diferentes:

No serviço faz-se a execução técnica da maioria das análises, sendo enviadas para o exterior as lâminas prontas para serem feitos os diagnósticos. O envio faz-se para laboratórios contratados, por falta de médico anatomopatologista. Em 2011 apenas 13% das análises foram totalmente realizadas no exterior. 

Diretor
Dr. Javier Muñoz Moreno

Técnica Responsável
Rosa Casado Alegria Tomé
Telf.: (+351) 275 330 000 - ext. 12604
E-mail: rosatome@chcbeira.min-saude.pt

Contactos
Telf.: (+351) 275 330 000 ext. 12600
E-mail: anat.patologica@chcbeira.min-saude.pt

Localização
Hospital Pêro da Covilhã Hospital - Piso 0

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