Guia Online do Utente
Serviços Médicos
Informações Úteis
UNIDADE DE CESSAÇÃO TABÁGICA

UNIDADE DE CESSAÇÃO TABÁGICA

Consulta de Apoio ao Fumador do Centro Hospitalar da Cova da Beira

A consulta de cessação tabágica está aberta à comunidade, é isenta de taxa moderadora e não necessita de referenciação médica. O próprio utente pode solicitar a consulta e marcar presencialmente, por telefone ou mail. Actualmente o agendamento duma primeira consulta é conseguido sem demora. O seguimento inclui contacto telefónico e por skype. A consulta está integrada num programa de apoio psicológico, de ensino de relaxamento e stress copying e tem referenciação privilegiada para um programa de nutrição e actividade física, além de referenciação à psiquiatria. Tem horário flexível e pós laboral, de 2ª a 4ª feira.

Seja bem-vindo à consulta de apoio ao fumador.
Parabéns pela sua decisão!

Sabemos que deixar de fumar pode ser difícil, mas é muito mais fácil com apoio, aconselhamento, e tratamento. Hoje em dia existe tratamento eficaz para ajudar um fumador a deixar de fumar, com tranquilidade e confiança. A maioria dos fumadores gostaria de deixar de fumar. Na sua história de fumador contam várias tentativas falhadas de abandono do hábito, sentindo-se, por isso, decepcionados e pouco confiantes.
Deixar de fumar no entanto é possível!

Alguns fumadores conseguem-no fazer sozinhos, mas a grande maioria vai precisar de ajuda de um profissional de saúde experiente, em regra um médico e/ou psicólogo, integrando um programa interdisciplinar.
Deixar de fumar é um processo de aprendizagem a longo prazo, que envolve determinação e persistência, disponibilidade para seguir um programa de ajuda que tem etapas e estratégias próprias que devem ser respeitadas, e cujo objectivo é manter a abstinência. Nenhum fumador deixa de fumar de um dia para o outro, em regra a decisão de deixar de fumar demora meses ou até anos e durante este tempo o fumador vai-se preparando para o abandono do uso do tabaco.

E você é fumador? Sente-se infeliz com o seu vício, desgosta-lhe o cheiro do tabaco infiltrado na sua vida e nos seus hábitos, roubando-lhe os prazeres dos sentidos e da vida saudável e o dinheiro na carteira? Tem consciência dos malefícios do tabaco e angustia-se com as consequências na sua saúde e dos seus familiares?
Se respondeu afirmativamente, quero dizer-lhe que está no caminho certo: já é um fumador dissonante, que não gosta de fumar e que pensa em deixar de fumar.

Pode pensar que ainda não é a altura para deixar de fumar, porque tem algum problema na sua vida. No entanto, continuar a fumar não resolve o seu problema e acabará mais cedo ou mais tarde por causar doença e muito sofrimento, a si e aos seus familiares. Então não espere mais tempo: Peça ajuda na consulta de apoio ao fumador do CHCB. Como se Deixa de Fumar? O tratamento para deixar de fumar (aconselhamento e medicamentos específicos) é eficaz e seguro e torna o processo muito mais fácil. Os fumadores a quem ajudo a deixar de fumar ensinam-me muito: que nunca é tarde para tentar, que a persistência e a determinação comandam o sucesso, que o tratamento é uma força motriz facilitadora muito importante, que a satisfação e bem-estar que sentem são uma mais-valia que supera as dificuldades, que o apoio da família, amigos e colegas e o encorajamento de outros fumadores que já conseguiram valem ouro, que os filhos ajudam os pais a conseguir, que os pais podem ajudar os filhos a não começar, e que é possível ensinar a ter saúde e a prevenir a doença e o sofrimento, em vez de só os remediar. O médico especialista em tratamento dos fumadores poderá esclarecê-lo sobre os malefícios do tabaco, o seu risco pessoal de doença, os benefícios em deixar de fumar e a estratégia adequada para o fazer, para além de prescrever tratamento com os medicamentos adequados para si. O psicólogo pode apoiá-lo e ajudar a ultrapassar as dificuldades do dia-a-dia, o stress e a angústia. E quanto ao peso? É possível deixar de fumar sem engordar? A maioria das pessoas engorda entre 2 a 5 kg, que corresponde ao peso que teriam se nunca tivessem fumado. Só uma minoria aumenta excessivamente de peso. O tratamento com comprimidos e as pastilhas de nicotina ajudam a minimizar o aumento de peso. É também muito importante fazer exercício físico regular, por exemplo, andar a pé meia hora por dia. Coma 5 a 6 vezes por dia, evitando estar mais de 3 horas sem comer e beba muita água durante o dia. Algum tempo depois de ter vencido o desafio de deixar de fumar, o nutricionista poderá ajudá-lo a eliminar os quilos supérfluos sem dificuldade.

Se já tentou deixar de fumar e não conseguiu, se já experimentou um longo período sem fumar e recaiu, não desanime; Os fumadores com tentativas prévias de abandono têm mais probabilidades de êxito: Siga em frente!

  • Deixar de fumar pode ser difícil, mas é possível! Milhões de fumadores já o conseguiram e podem testemunhar.
  • Nunca é tarde para deixar de fumar, vale sempre a pena e há sempre benefícios, quer na saúde, quer económicos - veja o que pode poupar e ganhar!
  • Se já tentou e não conseguiu, não desista, peça ajuda! A maioria dos ex-fumadores teve que tentar várias vezes, até conseguir!
  • Se já está doente, deixar de fumar é o tratamento mais importante da sua doença. Só assim conseguirá viver melhor e minimizar o sofrimento.

Para ajudá-lo a deixar de fumar, pedimos para preencher um questionário, de modo a termos a informação necessária e útil para guiar o nosso aconselhamento e tratamento. Um questionário é para ser preenchido na totalidade, o outro é para ser preenchido até à seta indicada. Pedimos que traga o questionário preenchido no dia da consulta. Assim como pedimos que leia em casa os folhetos: Guia Como Deixar de Fumar, 15 Passos para deixar de fumar e Liberte-se.

Se não puder comparecer no dia da consulta, telefone a avisar para remarcar noutro dia ou horário.
Obrigado pela sua colaboração e não hesite, siga em frente, venha falar connosco!                    

Link's úteis para visitar:

Conheça e adira a um programa on-line gratuito para acompanhar o processo de deixar de fumar http://www.exsmokers.eu/pt-pt/

Os ex-fumadores têm melhor aspecto, cheiram melhor, sentem-se melhor e têm mais dinheiro. Os ex-fumadores são imparáveis. “Os ex-fumadores são imparáveis” celebra os êxitos de ex-fumadores de toda a Europa. A campanha, lançada pela Comissão Europeia, oferece ajuda gratuita para deixar de fumar através do iCoach, uma ferramenta online gratuita para deixar de fumar baseada numa vasta investigação científica e experiência clínica de psicólogos e especialistas em comunicação.

O site sobre tabagismo da Sociedade Europeia Respiratória www.smokehaz.eu

O Portal de tabagismo da Escola Nacional de Saúde Pública - site interactivo com informações sobre tabagismo e recursos para deixar de fumar- www.parar.net

Responsável pela consulta de Apoio ao Fumador
Dra. Sofia Belo Ravara - Médica pneumologista, Mestre em tabagismo.

Contactos:
Telf.: (+351) 275 330 000 / 961 322 963
Email: apoio.fumador@chcbeira.min-saude.pt

Horário:
Flexível, pós laboral: De 2ª a 4ª feira das 8h30 às 21h00

Para mais informações, consulte os documentos PDF abaixo:

 

Campanha Eu fumo, Tu Fumas

A Direção Geral de Saúde (DGS) lança uma campanha publicitária com vista a prevenir a exposição ao Fumo Ambiental do Tabaco (FAT), estará nos órgãos de comunicação social até final de Março. Intitulada “Eu fumo, Tu Fumas”, a campanha tem como principal foco as crianças e o risco a que estão sujeitas sempre que alguém fuma dentro de casa ou no carro. Ou seja, como o próprio nome indica, a campanha pretende passar a mensagem de que 80% do fumo é invisível, mas a verdade é que quando se fuma, todos os que estão à volta fumam também.

Refira-se que o fumo do tabaco está associado a graves problemas de saúde, tais como morte súbita do latente, infecções respiratórias, infecções nos ouvidos e indução e exacerbação de crises de asmas. A campanha tem como principais destinatários os pais, sensibilizando-os para um perigo que não está à vista.

Saiba mais em: http://eufumotufumas.com/ e  https://www.facebook.com/eufumotufumas

CENTRO MÉDICO ACADÉMICO ACREDITADO PELA JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira