Guia Online do Utente
Serviços Médicos
Informações Úteis
VOLUNTARIADO

Voluntariado da Liga dos Amigos do Centro Hospitalar Cova da Beira

Os Voluntários da Liga dos Amigos do CHCBeira que apoiam esta instituição diariamente, podem afirmar com toda a certeza que se qualificam de entrega, doação e serviço generoso no olhar com o coração e trabalham em prol daqueles, que sofrendo, física ou moralmente, necessitam de um carinho, de um afeto, de uma simples palavra amiga... A solidariedade é disponibilidade, generosidade, fraternidade atenta e comprometida que nos impele a praticar o bem. Para o desenvolvimento das atividades, o voluntário participa de uma formação inicial e é incentivado à formação contínua, pois afirmamos que "voluntários na opção, profissionais na ação".

A formação inicial aborda diversas áreas: Ser voluntário na área da saúde, empatia e relacionamento interpessoal, gestão de emoções, deontologia do voluntário, controlo de infeção hospitalar, confidencialidade e privacidade, entre outras. A formação contínua incide em áreas mais específicas e que pretendem melhorar a qualidade das ações desenvolvidas: gerontologia; cuidados paliativos; linguagem verbal e não verbal; tipos de comunicação; inteligência emocional, entre outras.
Os direitos, deveres, normas, regras, código deontológico e premissas para avaliação dos voluntários encontram-se no Regulamento Interno do Voluntariado Hospitalar.

Contamos com o apoio imprescindível de cerca de 100 voluntários no Hospital Pêro da Covilhã e Hospital do Fundão que têm como missão: desenvolver atividades e ações em complementaridade com o Centro Hospitalar Cova da Beira, numa perspetiva de humanização, tendo como finalidade a criação de mecanismos que proporcionem o bem-estar possível ao utente e respetivos acompanhantes.

Convidamo-lo juntar-se a nós também por ser único e imprescindível.
Contacte-nos.

Como se constituiu o Voluntariado no Centro Hospitalar Cova da Beira?
O voluntariado hospitalar foi criado a 2 de Fevereiro de 1998 e integrado na Liga dos Amigos do Centro Hospitalar Cova da Beira desde 2002.

O que é um voluntário?
Voluntário/a Hospitalar "(…) é uma pessoa humana, realizada humanamente (quanto possível), preparado tecnicamente, em reciclagem constante, integrado numa equipa de saúde, dentro de uma comunidade de saúde, ao serviço da pessoa humana em crise que é a pessoa do utente, em ordem ao bem comum" (Pinto, 2000, p.13).

Como desenvolvem a sua atividade no Centro Hospitalar Cova da Beira?

  • Área da Saúde:
    Prestar apoio anímico e psicoemocional ao doente/utente e seus acompanhantes nas várias valências (aumentar a autoestima e bem-estar psicológico); proporcionar aos utentes e acompanhantes atividades de caráter cultural e lúdico (Projeto internamento online, desenvolvimento de jogos, leituras, Biblioteca do Utente, outras), bem como comemoração de datas e épocas festivas; distribuir gratuitamente pequenos alimentos aos utentes e acompanhantes em consulta externa, urgência e ambulatório; informar, acompanhar e orientar utentes e acompanhantes em consulta externa; amenizar o espaço hospitalar em épocas especiais; dinamizar o Canto da Cigarra, espaço destinado a crianças que acompanhem visitantes de utentes internados no Hospital Pêro da Covilhã; promover projetos de interação com a comunidade, através do estabelecimento de parcerias que promovam a humanização; desenvolver atividades e ações internas e de grupo para o voluntariado (formações iniciais, contínuas e específicas, reuniões, convívios e outros); parceria com Liga Portuguesa Contra o Cancro. Movimento Vencer e Viver da Covilhã.
  • Área Social:
    Projeto “ Oferecer Sorrisos”: voluntariado de apoio a idosos institucionalizados; parceria com entidades e associações que promovam o apoio a cidadãos vulneráveis; informar e divulgar as atividades do voluntariado e da comunidade através da publicação trimestral do jornal ‘Sorriso’; projeto ‘Miminhos do Bebé’ - Banco de roupa e equipamento para bebés; colaboração em iniciativas Sociais com entidades parceiras.
  • Outras iniciativas:
    Para além das ações desenvolvidas diariamente por todos os voluntários da Liga dos Amigos são também promovidas outras atividades com envolvência de todo o grupo e colaboração de outras instituições e grupos de comunidade local: Promoção do Voluntariado Juvenil; parceria com gráficas regionais para a oferta semanal de Jornais para os utentes; jornal “SORRISO” que promove o Voluntariado e divulga as suas atividades (1ª edição 2008); exposições e campanhas solidárias; Dia Internacional do Voluntário - 5 de Dezembro; promover Ações de promoção do voluntariado na sociedade.

Na nossa comunidade é Membro da Rede do Conselho Local de Ação Social da Covilhã - Rede Social e Membro do Community Advisory Panels, no Serra Shopping, grupo de trabalho com parceiros regionais e de aconselhamento para criação de sinergias para melhorar a qualidade de vida da população local.

Destaca-se que em 6/12/2011 foi-lhe atribuído, pela Assembleia da República, o diploma de mérito cívico pelo exercício ativo de uma partilha da responsabilidade pelo mundo.

Desde 13 de junho de 2013 tem protocolos com instituições:

  • Escola Secundária Quinta das Palmeiras;
  • Escola Secundária Campos Melo;
  • Fraternidade Nuno Álvares Pereira - núcleo da Covilhã;
  • Santa Casa da Misericórdia de Belmonte;
  • Centro Social e Paroquial de Santo André - Boidobra;
  • EPABI - Escola Profissional de Artes da Covilhã;
  • AJAS - Associação de Jovens para a Ação Solidária da UBI.

Com estas entidades desenvolvem-se atividades de promoção de voluntariado e de ações concretas de solidariedade e voluntariado. 

Contactos
Facebook: www.facebook.com/voluntariadochcbeira
E-mail: voluntariado@chcbeira.min-saude.pt
Telf.: (+351) 275 330 066

CENTRO MÉDICO ACADÉMICO ACREDITADO PELA JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira