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URGÊNCIAS

URGÊNCIAS

O que é uma situação de urgência?

É toda a situação em que a demora de diagnóstico, ou de tratamento, pode trazer grave risco ou prejuízo para a vítima, como nos casos de traumatismos graves, intoxicações agudas, queimaduras, crises cardíacas ou respiratórias.
Algumas urgências, pela extrema gravidade da situação, ou porque implicam o uso de telecomunicações ou o transporte especial do doente, são consideradas como emergências médicas.

Posso ir directamente ao serviço de urgência de um Hospital?

Só nas situações de risco de vida ou de emergência. Nas restantes situações deverá procurar o serviço de atendimento permanente, ou urgente, do Centro de Saúde da área da ocorrência. Muitos Centros de Saúde têm serviço de atendimento permanente em horário alargado.
Só em situações graves deverá recorrer ao serviço de urgência hospitalar.

O que devo fazer numa situação de emergência? Que número de telefone devo usar?

Deve de imediato alertar os serviços competentes, o que em Portugal, à semelhança dos países da UE, é feito através do número 112. Esta chamada é gratuita.

Que informação devo dar à pessoa que atende o telefone de emergência?

Deve informar, de forma simples e clara:

  • O tipo de situação (doença, acidente, parto, etc.);
  • O número de telefone do qual está a ligar;
  • A localização exacta e, sempre que possível, pontos de referência;
  • O número, o sexo e a idade aparente das pessoas a necessitar de socorro;
  • As queixas principais e as alterações que observa;
  • A existência de qualquer situação que exija outros meios para o local, por exemplo, libertação de gases, perigo de incêndio, etc.

» Desligue o telefone apenas quando o operador indicar.

É importante lembrar que o 112 é o número nacional de socorro, sendo comum a situações de saúde e outras, tais como incêndios, assaltos, etc.
Assim, a chamada será atendida inicialmente por um elemento da autoridade (PSP), que fará uma abordagem sumária, no sentido de verificar se se trata de uma situação de polícia, bombeiros ou saúde.
Nos casos que se insiram no âmbito da saúde, a chamada é reencaminhada para a central de emergência médica (INEM), onde um médico procede à triagem das diferentes ocorrências, com vista à selecção dos meios de socorro adequados.
As centrais de emergência médica alargar-se-ão, tendencialmente, a todo o território do continente. Nos locais não abrangidos por este serviço, o elemento da autoridade que atende a chamada 112 dar-lhe-á o encaminhamento necessário.

Se não for uma emergência, o técnico que atende o telefone dá-me indicações sobre o que devo fazer?

Sim. A Central de Emergência Médica (INEM) indica sempre o que deve ser feito, de acordo com o tipo de situação.

Quando há intoxicação ou envenenamento, o que devo fazer?

Em caso de intoxicação, telefone para o número 808 250 143 - Centro de Informação Antivenenos (CIAV), também conhecido por Centro de Intoxicações.

Este atendimento funciona 24 horas por dia. Para cada caso será informado sobre as medidas que deverá tomar.

Procure ter a informação que possa ajudar o Centro de Intoxicações a identificar a situação:

  • Nome/utilidade do produto
  • Quantidade envolvida
  • Hora provável do contato

Qualquer pessoa pode aprender a socorrer?

Até uma criança pode aprender gestos simples que salvam.
Há cursos de socorrismo, organizados por várias instituições e associações, como o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a Cruz Vermelha Portuguesa ou a Escola Nacional de Bombeiros, que se destinam a profissionais ou ao público em geral.
Têm de ser pedidos por associações ou entidades, tais como empresas, escolas e autarquias.
Os conhecimentos básicos de Socorrismo adquiridos permitem actuar até que o auxílio adequado chegue ao local. Esta aprendizagem inclui os procedimentos indicados nas situações de urgência e principalmente, os conhecimentos sobre o que não deve ser feito, pelos perigos que, por vezes, uma actuação não apropriada pode trazer à vítima.

Para mais informações da Urgência Geral consulte aqui.

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