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GABINETE DE GESTÃO DA QUALIDADE

POLÍTICA DA QUALIDADE

Missão

  • Apoiar a coordenação e articulação dos vários sistemas de gestão da qualidade;
  • Promover o desenvolvimento da melhoria contínua tendo em vista os cuidados prestados aos doentes;
  • Produzir, formar e divulgar a informação sobre qualidade aos colaboradores;
  • Promover o controlo da qualidade.




Política

O nosso compromisso é o primado do doente, numa cultura de melhoria contínua de cuidados personalizados e de exelência em prol da:

  • Satisfação do doente;
  • Satisfação dos colaboradores;
  • Modelos externos de avaliação da qualidade;
  • Melhoria contínua da qualidade.

O gabinete de gestão da qualidade tem promovido a implementação e desenvolvimento de vários programas da qualidade, dos quais destacamos:

  • Indicadores/objetivos;
  • Registo de eventos e incidentes adversos;
  • Cirurgia segura, salva vidas;
  • Dinamização da equipa de gestão de risco;
  • Auditorias internas no âmbito ISO 9001:2008, objetivos internacionais, controlo de infeção, registo e organização do processo clínico, nota de alta, registo dos ensinos, circuito de medicamentos, inspeção das instalações e materiais perigosos, casa mortuária, existência de artigos, identificação dos doentes e colaboradores, tabaco, processos de investigação, comissão de ética, SISQUALe outsourcing(limpeza, alimentação e lavandaria).
  • Utilização da via verde para doentes com AVC e Sepsis;
  • Utilização de antibióticos durante o parto para mulheres grávidas com Streptococcus positivo ou que não realizaram colheitas;
  • Auditorias ao registo no processo clínico;
  • Vigilância epidemiológica;
  • Programa de prevenção e registo de quedas;
  • Campanha de sensibilização para lavagem e desinfecção das mãos para colaboradores, utentes e visitantes;
  • Programa de avaliação e reavaliação sistemática da dor;
  • Projeto de padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem, em parceria com a Ordem dos Enfermeiros;
  • Projeto de avaliação da qualidade dos cuidados de enfermagem;
  • Programa de prevenção e registo das úlceras de pressão;
  • Registo e avaliação de imobilizações;
  • Identificação correcta de todos os utentes através de pulseira;
  • Registo e avaliação de ordens verbais;
  • Indicadores Clínicos das áreas de Cardiologia, Cuidados Intensivos, Acidentes Vasculares Cerebrais, Pediátrica, Psiquiátrica, Cuidados de Enfermagem, Obstetrícia, Pneumologia, Cirúrgica e Ortopédica.

O gabinete de gestão da qualidade desenvolve também, em conjunto com os diversos serviços o processo de:

Contactos:

Email: qualidade@chcbeira.min-saude.pt

Telf: (+351) 275 330 000 Ext. 10100

Catarina Maria Clemente Mateus – cmateus@chcbeira.min-saude.pt
Cristina Maria Cerdeira Padez – cmpadez@chcbeira.min-saude.pt
 

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