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POLÍTICA DA QUALIDADE

POLÍTICA DA QUALIDADE

O Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB E.P.E.) é um Hospital público com gestão empresarial, instituição de referência nacional e internacional, re-acreditada em 2013 pela Joint Commission International como Centro Médico Académico, o primeiro no nosso país.

Como instituição acreditada internacionalmente desde Março de 2010, o CHCB tem nos seus genes: as práticas, o modus operandi, a exigência e o rigor de uma organização internacional de saúde. A preocupação com a garantia e certificação da qualidade é permanente nas nossas unidades de saúde, sendo exemplo disso as diversas certificações ISO 9001 e a referência positiva de avaliação no processo SINAS.

O CHCB assume como primeiro compromisso o primado do doente, numa cultura de melhoria contínua de cuidados personalizados e de exelência, regendo a sua atuação no cumprimento da legislação em vigor e dos princípios do bom governo.

Nesta cultura de melhoria contínua da qualidade e da eficácia dos sistemas, o CHCB assume como princípios na sua política da qualidade:

Satisfação dos utentes/clientes

O utente/cliente é o centro e a justificação da nossa ação e atividade, considerando-se prioritários os processos relacionados com satisfação das necessidades do utente/cliente e das suas famílias.

Esses processos decorrem desde admissão do utente/cliente até à sua alta, passando pelos tratamentos e cuidados que lhe são ministrados e os processos que garantam a continuidade e interligação de cuidados, tais como o encaminhamento do utente/cliente e seus familiares para outros serviços de saúde, através de uma adequada referenciação.

Periodicamente deverão ser definidas metas concretas e mensuráveis de qualidade dos processos e estabelecidos os respetivos sistemas de controlo, avaliação e melhoria, promovendo auditorias de forma sistemática e focalizadas em áreas temáticas. Esta visão não significa a diminuição do esforço de melhoria em relação aos restantes processos de suporte, quer clínicos quer não clínicos, dado que todos contribuem para uma prestação de exelência.

Satisfação dos colaboradores

A gestão de recursos humanos deverá recrutar e selecionar colaboradores com as adequadas habilitações técnicas e mantê-los fidelizados ao CHCB através dos programas adequados de integração, desenvolvimento profissional e pessoal, formação contínua, avaliação de desempenho, e reconhecimento do mérito.

Modelos externos de avaliação da qualidade

O CHCB utiliza um programa de certificação e acreditação de hospitais, como ferramenta de apoio à garantia, gestão e melhoria da qualidade. 

CENTRO MÉDICO ACADÉMICO ACREDITADO PELA JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira