Guia Online do Utente
Serviços Médicos
Informações Úteis
VISÃO, MISSÃO, PRINCÍPIOS E VALORES

Visão

O Centro Hospitalar Cova da Beira, E.P.E. é uma unidade do Serviço Nacional de Saúde português que se assume como unidade hospitalar moderna e inovadora, sendo uma instituição de referência na prestação de cuidados de saúde de excelência às populações residentes nos concelhos da Covilhã, Fundão, Belmonte e Penamacor.

Missão

Prestar cuidados de saúde com eficiência, qualidade, em tempo útil e a custos socialmente comportáveis, à população da sua área de influência, e a todos os cidadãos em geral; desenvolver ensino de alta qualidade como Hospital Nuclear da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (Protocolo nº 11/2001, publicado em Diário da República, II Série de 16 de Abril de 2001); e participar no ensino pré e pós graduado, em colaboração com as Escolas Superiores de Enfermagem e Escolas Superiores de Tecnologia de Saúde, proporcionando um ensino de excelência nas várias áreas de prestação de cuidados de saúde.

Princípios

Legalidade, Igualdade, Proporcionalidade, Colaboração e da Boa Fé; Humanismo, tanto no relacionamento com os utentes, como com os colegas de trabalho; Respeito pela dignidade humana; Qualidade na acção, assegurando os melhores níveis de serviço e resultados; Competência e da responsabilidade.

Valores

A atitude centrada no doente e na promoção da saúde da comunidade, respeitando os valores do doente da família; a cultura de excelência técnica, científica e do conhecimento, como um valor a prosseguir continuamente; a cultura interna de multidisciplinaridade e de bom relacionamento no trabalho e a Responsabilidade Social, contribuindo para a optimização na utilização dos recursos e da capacidade instalada.

Tendo por base os seus princípios e valores, os quais estão difundidos entre os seus colaboradores, o Centro Hospitalar Cova da Beira assume-se como uma Instituição de referência, pela qualidade das práticas clínicas e como um centro integrado de prestação de cuidados e de promoção de competências, na investigação e no ensino das ciências da saúde.

O trabalho contínuo pela qualidade pretende contribuir para «uma Instituição de referência a nível regional e nacional, pela qualidade na prestação dos cuidados de saúde e pelo seu contributo para a investigação e o ensino na área da saúde».

CENTRO MÉDICO ACADÉMICO ACREDITADO PELA JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira