Guia Online do Utente
Serviços Médicos
Informações Úteis
MEDICINA REPRODUTIVA

SERVIÇO DE MEDICINA REPRODUTIVA

Missão do Serviço

Proporcionar aos casais inférteis, especialmente da região da Beira Interior, um fácil acesso à atenção integral em Saúde Reprodutiva, a fim de atender as suas necessidades especiais quer na realização de exames diagnósticos, como na execução de tratamentos de primeira e segunda linha para promoção da fertilidade. Participar do ensino pré e pós-graduado e colaborar em projectos de investigação nacionais e internacionais de áreas de atuação afins.

 

História do Serviço

A Unidade de Medicina da Reprodução do Centro Hospitalar Cova da Beira, Serviço subordinado ao Departamento de Saúde da Criança e da Mulher, iniciou as suas actividades em Agosto de 2009. Foi autorizada pelo Ministério da Saúde a praticar tratamentos de primeira linha (inseminação intra-uterina - IIU) em Março de 2010, com o nascimento do primeiro bebe por esta técnica em Dezembro de 2010 e tratamentos de segunda linha (fertilização “in vitro” - FIV e injecção intra-citoplasmática de espermatozóides - ICSI) em Janeiro de 2011, com o nascimento dos primeiros bebés (gémeos) em Agosto de 2011. Este Serviço foi certificado, segundo a norma ISO 9001:2008, em Novembro de 2011.

Caracterização do Serviço

A Unidade de Medicina da Reprodução localiza-se no piso zero do Hospital Pêro da Covilhã. O Serviço realiza uma média de 250 actos assistenciais por mês, entre consultas de infertilidade, exames complementares de diagnóstico e tratamentos de procriação medicamente assistida de primeira e segundas linhas.

Actividade Docente

A Unidade de Medicina da Reprodução, através dos seus membros, participa no ensino graduado e pós graduado, em colaboração com a Universidade da Beira Interior e com os Institutos Politécnicos da Guarda e de Castelo Branco.

Actividade Científica e de Investigação

A Unidade de Medicina da Reprodução participa em projectos de investigação na área de atuação de Reprodução Medicamente Assistida em colaboração com a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, com o Instituto Politécnico de Castelo Branco e em parceria internacional com a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP e Centro Universitário de Rio Preto - UNIRP - São Paulo - Brasil.

Diretor de Departamento
Prof. Dr. José Martinez-de-Oliveira

Diretor de Serviço
Prof. Dr. António Hélio Oliani

Enf.ª Chefe
Enf. Rosa Moreira

Contactos
Secretariado
E-mail: umr@chcbeira.min-saude.pt
Telf.: (+351) 275 330 000 (ext. 15400)

CENTRO MÉDICO ACADÉMICO ACREDITADO PELA JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira