Guia Online do Utente
Serviços Médicos
Informações Úteis
Institucional
  • Caracterização do Centro Hospitalar Cova da Beira

    Missão

    Prestar cuidados de saúde, com eficiência, qualidade, em tempo útil e a custos socialmente comportáveis, à população da sua área de influência, e a todos os cidadãos em geral; Desenvolver ensino de alta responsabilidade, por ser Hospital Nuclear da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade da Beira Interior, nos termos do Protocolo nº 11/2001, publicado em Diário da Republica, II Série de 16 de Abril de 2001; Participar no ensino pré e pós graduado, em colaboração com as Escolas Superiores de Enfermagem e Escolas Superiores de Tecnologia de
  • Hospital Pêro da Covilhã

    Data de 26 de Junho de 1908, a inauguração do antigo Hospital Distrital da Covilhã.

    Denominado na época de Hospital da Misericórdia da Covilhã, esta obra, grandiosa para a altura, ficou a dever-se ao empenho do então presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Dr. Joaquim Nunes de Oliveira Monteiro.

    Às portas de cumprir um século de vida, o edifício apresentava-se há muito em precárias condições e estruturalmente debilitado, pecando também pela difícil localização e péssimas acessibilidades.

    Na memória de todos fica para sempre gravada, a inclinada rampa de acesso aos internamentos, por onde

  • Visão

    O Centro Hospitalar Cova da Beira, E.P.E. é uma unidade do Serviço Nacional de Saúde português que se assume como unidade hospitalar moderna e inovadora, sendo uma instituição de referência na prestação de cuidados de saúde de excelência às populações residentes nos concelhos da Covilhã, Fundão, Belmonte e Penamacor.

    Missão

    Prestar cuidados de saúde com eficiência, qualidade, em tempo útil e a custos socialmente comportáveis, à população da sua área de influência, e a todos os cidadãos em geral; desenvolver ensino de alta qualidade como Hospital Nuclear da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade

  • estrutura organizacional

    Conheça a estrutura organizacional do Centro Hospitalar Cova da Beira: Organograma Geral

    Organograma homologado pela ARS Centro em 8 de janeiro de 2015

  • Órgãos Sociais

     

    CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

    A Resolução nº 11/2016  - Diário da República nº 72/2016, Série II de 2016-04-13, Presidência do Conselho de Ministros - Conselho de Ministros, nomeia o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Cova da Beira, E.P.E. 

     

    Presidente do Conselho de Administração e Diretor Clínico (em acumulação)

    Dr. João José Casteleiro Alves

    Vogais Executivos

    Dr. Vítor

  • POLÍTICA DA QUALIDADE

    O Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB E.P.E.) é um Hospital público com gestão empresarial, instituição de referência nacional e internacional, re-acreditada em 2013 pela Joint Commission International como Centro Médico Académico, o primeiro no nosso país.

    Como instituição acreditada internacionalmente desde Março de 2010, o CHCB tem nos seus genes: as práticas, o modus operandi, a exigência e o rigor de uma organização internacional de saúde. A preocupação com a garantia e certificação da qualidade é permanente nas nossas unidades de saúde, sendo exemplo disso as diversas certificações

  • Gabinete de Estatística, Planeamento e Informação

    História do Serviço

    O Gabinete de Estudos, Planeamento e Informação para a Gestão (GEPI), foi criado formalmente pela Ordem de Serviço Nº 5, de 31 de Julho de 1997, no Hospital Distrital da Covilhã.

    Foram-lhe atribuídas como principais funções: o apoio ao Conselho de Administração e a implementação e desenvolvimento de um sistema de informação aos serviços clínicos, e de apoio adequado a um Sistema de Gestão Previsional Descentralizado baseado num modelo de gestão participativa por objectivos.

    Missão

    Recolha, tratamento e divulgação de informação que permita analisar a eficácia das actividades

  • SERVIÇO DE AUDITORIA INTERNA

    Missão

    O Serviço de Auditoria Interna é um órgão de apoio à gestão que reporta, funcionalmente, ao Conselho de Administração e, hierarquicamente, ao Presidente do Conselho de Administração.

    A Auditoria Interna é uma atividade independente, de avaliação objetiva e de consultoria, destinada a acrescentar valor e melhorar as operações do Centro Hospitalar da Cova da Beira, E.P.E.

    No âmbito da sua intervenção, o Serviço de Auditoria Interna tem como objetivo último, apoiar o Centro Hospitalar Cova da Beira nas seguintes áreas:

    identificação e avaliação às exposições significativas ao risco estabelecimento de controlos efetivos do risco propôr
  • SERVIÇO DE RECURSOS HUMANOS

    Visão

    O Serviço de Recursos Humanos tem como visão implementar uma nova cultura nos Recursos Humanos onde o nível de adequação e de motivação dos seus colaboradores permita atingir, pela diferença, uma melhoria da qualidade no desempenho demonstrado.

    Missão

    A missão do serviço de Recursos Humanos é desenvolver uma política integrada de gestão, alinhada com as melhores práticas quanto ao desempenho profissional dos seus colaboradores de forma a fomentar a sua motivação, a qualidade do serviço e a eficiência de planeamento dos recursos existentes reconhecendo o seu mérito.

    Objectivos

    O Serviço de Recursos

  • Serviço de Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho

    Missão

    A missão do Serviço de Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho é promover o incremento das condições de saúde, de segurança e higiene, incentivando a criação de uma Cultura de Saúde e Segurança, em todas as actividades do Centro Hospitalar da Cova da Beira.

    Identificação do Corpo Médico e de Enfermagem

    Recurso à subcontratação de serviços externos para as atividades relativas à vigilância da saúde dos trabalhadores que são asseguradas por um Médico do Trabalho, licenciado em Medicina, com especialidade de Medicina do Trabalho reconhecida pela

  • Serviço Social

    Missão
    O Serviço Social Hospitalar é um serviço de suporte à área clínica de prestação de cuidados, que tem por missão assegurar o apoio social aos utentes com necessidades ou problemas de natureza socio-familiar que interfiram com o seu processo de recuperação ou reabilitação, desenvolvendo uma intervenção que promova a autonomia individual e o desenvolvimento de competências sociais para superação das dificuldades identificadas.

  • Gestão documental

    Diretor do serviço
    Luís Carlos Santos Ferreira Matias

    Localização do serviço

    Arquivo Clínico e Gestão de Doentes - Piso 0
    Gestão de Exames/Transportes - Piso 1 no Hall da Consulta Externa

    Estrutura do serviço/Unidades funcionais

    Arquivo Clínico - interage com o cliente interno: pessoal médico, Assist. Técn. e Asist. Op.;  Gestão de Doentes - interage com clientes internos e externos Gestão de Exames/Transportes - interage com clientes internos e externos

    Actividade

    Arquivo Clínico - gestão de processo clínico e documentos conexos. Gestão de Doentes - gestão de pedidos de informação clínica de utentes e familiares; gestão de documentos
CENTRO MÉDICO ACADÉMICO ACREDITADO PELA JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira