Guia Online do Utente
Serviços Médicos
Informações Úteis
Institucional
  • Caracterização do Centro Hospitalar Cova da Beira

    Missão

    Prestar cuidados de saúde, com eficiência, qualidade, em tempo útil e a custos socialmente comportáveis, à população da sua área de influência, e a todos os cidadãos em geral; Desenvolver ensino de alta responsabilidade, por ser Hospital Nuclear da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade da Beira Interior, nos termos do Protocolo nº 11/2001, publicado em Diário da Republica, II Série de 16 de Abril de 2001; Participar no ensino pré e pós graduado, em colaboração com as Escolas Superiores de Enfermagem e Escolas Superiores de Tecnologia de
  • Hospital Pêro da Covilhã

    Data de 26 de Junho de 1908, a inauguração do antigo Hospital Distrital da Covilhã.

    Denominado na época de Hospital da Misericórdia da Covilhã, esta obra, grandiosa para a altura, ficou a dever-se ao empenho do então presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Dr. Joaquim Nunes de Oliveira Monteiro.

    Às portas de cumprir um século de vida, o edifício apresentava-se há muito em precárias condições e estruturalmente debilitado, pecando também pela difícil localização e péssimas acessibilidades.

    Na memória de todos fica para sempre gravada, a inclinada rampa de acesso aos internamentos, por onde

  • Visão

    O Centro Hospitalar Cova da Beira, E.P.E. é uma unidade do Serviço Nacional de Saúde português que se assume como unidade hospitalar moderna e inovadora, sendo uma instituição de referência na prestação de cuidados de saúde de excelência às populações residentes nos concelhos da Covilhã, Fundão, Belmonte e Penamacor.

    Missão

    Prestar cuidados de saúde com eficiência, qualidade, em tempo útil e a custos socialmente comportáveis, à população da sua área de influência, e a todos os cidadãos em geral; desenvolver ensino de alta qualidade como Hospital Nuclear da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade

  • estrutura organizacional

    Conheça a estrutura organizacional do Centro Hospitalar Cova da Beira: Organograma Geral

    Organograma homologado pela ARS Centro em 8 de janeiro de 2015

  • Órgãos Sociais

     

    CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

    A Resolução nº 11/2016  - Diário da República nº 72/2016, Série II de 2016-04-13, Presidência do Conselho de Ministros - Conselho de Ministros, nomeia o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Cova da Beira, E.P.E. 

     

    Presidente do Conselho de Administração e Diretor Clínico (em acumulação)

    Dr. João José Casteleiro Alves

    Vogais Executivos

    Dr. Vítor

  • POLÍTICA DA QUALIDADE

    O Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB E.P.E.) é um Hospital público com gestão empresarial, instituição de referência nacional e internacional, re-acreditada em 2013 pela Joint Commission International como Centro Médico Académico, o primeiro no nosso país.

    Como instituição acreditada internacionalmente desde Março de 2010, o CHCB tem nos seus genes: as práticas, o modus operandi, a exigência e o rigor de uma organização internacional de saúde. A preocupação com a garantia e certificação da qualidade é permanente nas nossas unidades de saúde, sendo exemplo disso as diversas certificações

  • Gabinete de Estatística, Planeamento e Informação

    História do Serviço

    O Gabinete de Estudos, Planeamento e Informação para a Gestão (GEPI), foi criado formalmente pela Ordem de Serviço Nº 5, de 31 de Julho de 1997, no Hospital Distrital da Covilhã.

    Foram-lhe atribuídas como principais funções: o apoio ao Conselho de Administração e a implementação e desenvolvimento de um sistema de informação aos serviços clínicos, e de apoio adequado a um Sistema de Gestão Previsional Descentralizado baseado num modelo de gestão participativa por objectivos.

    Missão

    Recolha, tratamento e divulgação de informação que permita analisar a eficácia das actividades

  • SERVIÇO DE AUDITORIA INTERNA

    Missão

    O Serviço de Auditoria Interna é um órgão de apoio à gestão que reporta, funcionalmente, ao Conselho de Administração e, hierarquicamente, ao Presidente do Conselho de Administração.

    A Auditoria Interna é uma atividade independente, de avaliação objetiva e de consultoria, destinada a acrescentar valor e melhorar as operações do Centro Hospitalar da Cova da Beira, E.P.E.

    No âmbito da sua intervenção, o Serviço de Auditoria Interna tem como objetivo último, apoiar o Centro Hospitalar Cova da Beira nas seguintes áreas:

    identificação e avaliação às exposições significativas ao risco estabelecimento de controlos efetivos do risco propôr
  • SERVIÇO DE RECURSOS HUMANOS

    Visão

    O Serviço de Recursos Humanos tem como visão implementar uma nova cultura nos Recursos Humanos onde o nível de adequação e de motivação dos seus colaboradores permita atingir, pela diferença, uma melhoria da qualidade no desempenho demonstrado.

    Missão

    A missão do serviço de Recursos Humanos é desenvolver uma política integrada de gestão, alinhada com as melhores práticas quanto ao desempenho profissional dos seus colaboradores de forma a fomentar a sua motivação, a qualidade do serviço e a eficiência de planeamento dos recursos existentes reconhecendo o seu mérito.

    Objectivos

    O Serviço de Recursos

  • Serviço de Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho

    Missão

    A missão do Serviço de Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho é promover o incremento das condições de saúde, de segurança e higiene, incentivando a criação de uma Cultura de Saúde e Segurança, em todas as actividades do Centro Hospitalar da Cova da Beira.

    Identificação do Corpo Médico e de Enfermagem

    Recurso à subcontratação de serviços externos para as atividades relativas à vigilância da saúde dos trabalhadores que são asseguradas por um Médico do Trabalho, licenciado em Medicina, com especialidade de Medicina do Trabalho reconhecida pela

  • Serviço Social

    Missão
    O Serviço Social Hospitalar é um serviço de suporte à área clínica de prestação de cuidados, que tem por missão assegurar o apoio social aos utentes com necessidades ou problemas de natureza socio-familiar que interfiram com o seu processo de recuperação ou reabilitação, desenvolvendo uma intervenção que promova a autonomia individual e o desenvolvimento de competências sociais para superação das dificuldades identificadas.

  • ACESSO A REGISTOS CLÍNICOS - UTENTES

    A Carta dos Direitos e Deveres dos Doentes consagra a todos os utentes o direito à confidencialidade de toda a informação clínica e elementos identificativos que lhe respeitam, assim como, o direito de acesso aos dados registados no seu processo clínico. Deste modo, os utentes podem requerer Relatórios Médicos ou informação relativa aos seus registos clínicos através do preenchimento de um impresso de Requerimento de pedido de acesso a informação de saúde. 

    As pessoas singulares, isto é, o próprio utente, um seu familiar, ou

CENTRO MÉDICO ACADÉMICO ACREDITADO PELA JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira